HC atenderá mil alunos da rede pública beneficiados pelo programa Visão do Futuro

Objetivo é identificar e prevenir a deficiência visual nos estudantes para reduzir os elevados índices de evasão escolar

sex, 18/06/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Divisão de Oftalmologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, participa neste sábado, 19, de mais uma edição do programa Visão do Futuro. Cerca de 1.100 estudantes do ensino fundamental da rede pública estadual realizarão exames oftalmológicos. As consultas acontecerão, das 8 às 15 horas, no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC.

Os alunos, previamente selecionados pelas escolas, serão submetidos a exames de acuidade visual, motilidade ocular, dilatação, fundoscopia, biomicroscopia, auto refrator, refração e mapeamento de retina.

O objetivo dessa ação é identificar e prevenir a deficiência visual nos estudantes para reduzir os elevados índices de evasão escolar. “Problemas visuais pré-existentes podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem”, explica o professor titular da Disciplina de Oftalmologia da FMUSP, Remo Susanna Jr.

A campanha é uma parceria da Divisão de Oftalmologia do HC com as secretarias de Estado da Saúde e da Educação. Para sucesso no atendimento, a Diretoria Executiva do Instituto Central disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a realização dos exames.

Visão do Futuro

Esta é a segunda fase do programa. Na primeira, as crianças foram submetidas aos testes de acuidade visual – realizadas pelos professores nas próprias escolas. Nesta etapa, elas passarão por exames oftalmológicos gratuitos. Aqueles que tiverem necessidade de usar óculos vão recebê-los da  Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp), por intermédio de parceiros da iniciativa privada.

Em 2010, o Programa Visão do Futuro pretende atender mais de 140 mil crianças. Além disso, os mais de cinco mil alunos que receberam óculos no ano passado, passarão por uma reavaliação a partir do segundo semestre.

Participam desse trabalho as secretarias estaduais de Educação, Saúde, bem como as municipais, além da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que junto com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) trabalham com a conscientização, divulgação e promoção do programa.

Neste ano, o programa ganhou reforço de empresas como Fundação Volkswagen, Moinho São Jorge e Nestlé.

Do Hospital das Clínicas e do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo