HC agenda a 500ª cirurgia de implante de ouvido biônico

Evento marca a passagem da Semana Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

seg, 09/11/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

As Secretarias da Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizaram nesta segunda-feira, 9, evento em comemoração à Semana Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Para marcar a data foi agendada a cirurgia de implante do “ouvido biônico” (coclear) número 500. 

Esse tipo de implante foi realizado pelo primeira vez em 1992 por uma equipe do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). O implante é um dispositivo eletrônico que emite sinais elétricos para o cérebro, que os interpreta por sons, proporcionando audição a quem quer que o utilize. 

No início, essa técnica era utilizada em crianças que nasceram surdas ou perderam a audição por meningite e traumas, entre outras causas. Com o passar do tempo, jovens e adultos também passaram a fazer parte do quadro de implantados no HCFMUSP – todos com resultados bastante positivos. 

“Vários casos marcaram o trabalho do Grupo de Implante Coclear. Um deles foi o da família de Emily Fernandes, uma garotinha que chegou até nós pelas mãos das avós, ainda bebê. A evolução da garota, graças também ao trabalho das fonoaudiólogas, trouxe a mãe e o pai para serem operados. Hoje, toda a família é implantada e o aproveitamento da Emily é exemplo para quem nos procura”, diz Robinson Koji Tsuji, o médico responsável pelo Grupo de Implante Coclear. 

O Grupo de Implante Coclear HCFMUSP foi também o primeiro a utilizar – e aperfeiçoar – uma técnica cirúrgica nova, a do implante de tronco cerebral. “Temos vários pacientes com resultados muito bons. O primeiro foi o jovem Sidney Marciano, que, aos 24 anos de idade, voltou a ouvir e, agora, depois de dois anos, voltou à faculdade e está empregado”, diz Koji. 

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência