HC adota exame inédito para pacientes com bactéria da gastrite

Teste substitui endoscopia e pode ser feito em crianças, gestantes e mulheres que amamentam.

ter, 30/09/2008 - 12h33 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria da Saúde, lançou um exame inédito da rede pública de São Paulo para auxiliar na identificação e combate ao Helicobacter pylori, ou H. pylori, bactéria causadora de gastrites e úlceras de estômago e duodeno.

Trata-se do teste respiratório da uréia marcada com carbono 13, de alta tecnologia, que é uma alternativa à endoscopia indicada durante o tratamento. A principal vantagem é que ele não tem contra-indicação. Pode ser realizado em crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando por não possuir nenhuma radiação.

O teste é indolor, dispensa anestésico e acompanhante, tem resultado imediato e é mais barato. Para se ter uma idéia do benefício, o exame é realizado em 30 minutos e custa seis vezes menos que uma endoscopia convencional.

Pelos benefícios apresentados, o exame passou a substituir o teste respiratório da uréia marcada com carbono 14, restrito a pessoas com mais de 21 anos, com exceção de gestantes e mulheres que estejam amamentando.

O tratamento contra a bactéria H. pylori é feito com o uso de antibióticos. Depois de dois ou três meses, é preciso realizar novos exames para saber se a bactéria foi eliminada do organismo.

Exame

O teste respiratório consiste na ingestão de 75 mg de uréia marcada com carbono 13, misturada com suco de laranja ou maçã.  Dentro do estômago, a uréia entra em contato com substância gerada pelo H. pylori. A reação produz bicarbonato e amônia. O bicarbonato penetra na corrente sanguínea e é expirado pelo pulmão na forma de CO2 marcado.

Antes de ingerir a substância, o paciente sopra dentro de uma bolsa de alumínio com tampa. Em seguida, toma o suco com a uréia e 30 minutos depois sopra novamente em outra bolsa. As bolsas são conectadas a um equipamento responsável pela leitura do material recolhido. O resultado do exame sai em 3 minutos.

Para o exame, o Hospital das Clínicas investiu na aquisição de máquina de procedência alemã. O Laboratório de Provas Funcionais do Aparelho Digestivo, do Serviço de Gastroenterologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas, já realiza cerca de 60 testes por mês.

“A grande vantagem deste exame é que não há restrições. É melhor para os pacientes, para os profissionais que manipulam o material e para a própria instituição, que economiza recursos, revertendo-os em benefício dos próprios usuários do SUS”, afirma o diretor-executivo do Instituto Central do HC, Carlos Suslik.

Da Secretaria da Saúde