HC acaba com fumódromos e fica livre do cigarro

Pacientes fumantes serão identificados com adesivos na ficha

qui, 30/10/2008 - 9h59 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, maior complexo hospitalar da América Latina, irá se tornar a partir da próxima segunda-feira, 3, um ambiente livre de tabaco. A medida valerá para todo o Instituto Central da unidade, incluindo o Prédio dos Ambulatórios, pronto-socorro e ala de internação.

Será terminantemente proibido fumar nas dependências do Instituto Central do HC, incluindo jardins e varandas. Funcionários e pacientes que forem flagrados fumando nas dependências do instituto estarão sujeitos às penalidades previstas no estatuto do funcionalismo público e nas leis federal e estadual.

A abordagem dos infratores será feita pelas equipes de segurança do HC, que durante o mês de outubro foram treinadas e capacitadas para orientar e coibir o uso do cigarro nas dependências do hospital. Profissionais do setor de higiene e limpeza também ajudarão na fiscalização. Para a aplicação das penalidades, os nomes e os números de matrículas dos infratores serão anotados e encaminhados às respectivas chefias, por intermédio da diretoria- executiva do hospital.

No lançamento do projeto “ICHC Livre do Tabaco” haverá testes gratuitos de monoximetria, que medem o nível de monóxido de carbono no organismo, com objetivo de incentivar o tratamento dos dependentes. Outra novidade é que a partir do dia 3, todo o paciente fumante, no momento da internação, ganhará em sua ficha um adesivo na cor cinza.  Com isso, a equipe médica e a enfermagem será informada que o paciente deverá ser avaliado quanto ao grau de dependência. Caso necessário, ele será submetido à terapia de substituição da nicotina, durante toda a sua permanência no hospital.

Além disso, os computadores do HC terão estampados nas telas mensagens alusivas ao tema, como sinal de alerta, e os profissionais das recepções e dos balcões do “Posso Ajudar” deverão trajar, no dia 3, camisetas com dizeres sobre o projeto, visando à disseminação das novas medidas. Palestra educativa e distribuição de panfletos, com dados sobre os malefícios causados pelo vicio e os locais que o fumante poderá encontrar tratamento, também farão parte das atividades preparadas para combater o tabaco.

Diariamente circulam pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas cerca de 10 mil pessoas, entre médicos, pacientes, familiares e demais profissionais da saúde.

Do Hospital das Clínicas