Harry Potter e Crepúsculo entram nas escolas públicas

Livros integrarão as bibliotecas a partir do segundo semestre

seg, 09/03/2009 - 17h47 | Do Portal do Governo

Dois adolescentes “mágicos” passam a fazer parte do dia-a-dia de cerca de 3,3 milhões de estudantes da rede estadual de Educação. Harry Potter e Edward, os dois “astros” da literatura infanto-juvenil do mundo, são parte da maior troca de acervo literário de escolas realizada pela Secretaria da Educação. A partir do segundo semestre deste ano as séries Harry Potter e Crepúsculo, com outros 220 títulos, estarão nas salas de leitura de 4.200 escolas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

Ao todo, a Secretaria irá comprar cerca de 2 milhões de exemplares de livros, com estimativa de investimento de R$ 19,3 milhões. O novo acervo está dividido em três partes: 1 – Auxílio ao Currículo Escolar, com livros para complementar o ensinado em sala de aula; 2 – Gestão e Avaliação, com clássicos indispensáveis da literatura mundial; 3 – Despertar do Interesse pela Leitura, com os maiores sucessos para adolescentes.

Além das duas famosas séries literárias, os alunos receberão livros como Capitães de Areia, O Mundo de Sofia, O Pequeno Príncipe, Crônicas de Uma Morte Anunciada; Ensaio sobre a Cegueira, Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século, Melhores Crônicas de Manuel Bandeira e Nova Antologia Poética (veja exemplos abaixo). No fim do ano passado já receberam, para levar para casa, os clássicos da literatura brasileira (veja abaixo).

“Estamos com um trabalho sério e rotineiro de incentivo à leitura dos estudantes. É fundamental que o interesse pela leitura seja despertado. O novo acervo é um material indispensável para ampliar o conhecimento dos alunos”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. “Os sucessos infanto-juvenis terão exatamente a função de ‘convocar’ os alunos para leitura, mexer com a emoção deles”. 

A seleção do novo acervo foi feita por educadores da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), órgão da Secretaria. Os livros contemplam uma ampla variedade de gêneros literários, além de abordar uma grande variedade de temas.

As 356 escolas que atendem somente alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental irão receber juntas cerca de 80 mil exemplares. Já as 205 de Ensino Médio receberão um total de 56 mil livros. As escolas que atendem alunos de 5ª a 8ª e do Ensino Médio terão cerca de 1,8 milhão de livros. O restante será distribuído entre as 91 Diretorias de Ensino do Estado.

Estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais poderão retirar as obras do novo acervo, como empréstimo, não apenas para consulta na escola.

Novo modelo

A Secretaria de Estado da Educação vai mudar o conceito de salas de leitura das escolas estaduais. Escolas estaduais estão iniciando o projeto de reformulação destes ambientes, que terão um professor re-adaptado a cada 8 horas diárias, garantindo a abertura em tempo integral aos alunos.

A idéia é que já neste mês 500 escolas, de todo o Estado, estejam com suas salas de leitura modificadas e com os profissionais de “plantão”, para abertura em abril. Estas escolas – cerca de 400 na Grande SP e 100 no interior e litoral – foram escolhidas pela Secretaria para iniciar o projeto por ter espaço de leitura com mais de 25m², mas mantê-lo fechado.

Além do professor, a Secretaria colocará um estagiário em cada sala de leitura – isso a partir do segundo semestre, já que a seleção acontecerá neste semestre. As novas salas de leitura terão, por exemplo, até dois computadores (dependendo do tamanho da sala), estantes específicas para livros, novo acervo de leitura, ventiladores, mesas de leitura e mesas de leitura para alunos com cadeiras de rodas.

“Todo o conceito de leitura nas escolas será alterado. Vamos criar um mediador de leitura em cada unidade. Será um professor que ficará responsável por planejar as atividades de leitura, que passarão a fazer parte do currículo escolar”, afirma a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas , Valéria Souza.

Com início em pelo menos 500 escolas (em 2009), as mais emergenciais, o projeto da Secretaria pretende atingir todas até o fim de 2010 (1.000 até o fim de 2009). A prioridade é para os cerca de 11.500 re-adaptados (professores que não podem ficar em sala de aula por motivo de saúde), que estão sendo escolhidos por cada diretoria de escola, seguindo critérios definidos pela Secretaria (veja abaixo). Se não houver re-adaptado na escola

Livros para os alunos

Todos os 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série e de Ensino Médio da rede estadual de Educação ganharam no fim de 2008 três livros infanto-juvenis, sempre de escritores brasileiros. O projeto é da Secretaria de Estado da Educação e pretende incentivar a leitura de todos os estudantes paulistas. Os alunos puderam levar para casa os livros.

Com investimento de R$ 67 milhões, o projeto oferece títulos diferentes para os alunos de 5ª a 8ª e de Ensino Médio (veja lista abaixo). Os livros do Ensino Médio são os mesmos cobrados nos vestibulares nacionais. Estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio receberam dicionários bilíngües.

Ao todo foram 9,9 milhões de livros, 3,3 milhões de dicionários e 3,3 milhões de Atlas. “É um investimento maciço para que os alunos montem seu próprio acervo de livros e adquiram o hábito de ler”, diz a secretária Maria Helena.

Veja alguns títulos que fazem parte do novo acervo:

• Harry Potter e a Ordem da Fênix

• Harry Potter e as Relíquias da Morte

• Harry Potter e o Cálice de Fogo

• Harry Potter e o Enigma do Príncipe

• Crepúsculo

• Eclipse

• Lua Nova

• A Menina Que Roubava Livros

• O Menino Do Pijama Listrado

• O Mundo De Sofia

• Estrela da Vida Inteira

• Capitães da Areia

• Melhores crônicas de Manoel Bandeira

• Sagarana

• Os Cem Melhores Poemas Brasileiros Do Século

• O Pequeno Príncipe

• De Moto Pela América Do Sul – Diário De Viagem

• Crônica de Uma Morte Anunciada

Da Secretaria da Educação