Habitação vai transferir famílias da área da Represa de Taiaçupeba

Acordo estipula a construção de mais 700 moradias; outras 260 devem ser entregues até setembro

ter, 08/04/2008 - 17h38 | Do Portal do Governo

As famílias que residem às margens da Represa de Taiaçupeba, em Suzano, vão deixar o local e receber novas moradias da CDHU. O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Lair Krähenbühl, assinou um termo de cooperação com o prefeito Marcelo de Souza Cândido e com o representante da Secretaria de Saneamento e Energia, Amauri Pollachi.

A ação integra um projeto do Governo do Estado para aumentar a capacidade de reserva de água da represa e ampliar o abastecimento na Região Metropolitana de São Paulo. O acordo, assinado na segunda-feira, 7, prevê o início do processo de remoção das famílias e a inundação do local ocupado. Para isso, 260 unidades do conjunto habitacional construído pela CDHU no Jardim Varam serão destinadas às primeiras remoções.

A prefeitura também encaminhou à Câmara Municipal um pedido para que seja aprovada a doação de um terreno de 66 mil metros quadrados no Jardim Monte Cristo. A área será destinada para a construção de mais 700 unidades que servirão para abrigar o restante das famílias próximas à represa, além de outras que vivem em áreas de risco espalhadas no município.

Segundo o prefeito Marcelo de Souza Cândido, a área no Jardim Monte Cristo será doada à CDHU com toda a documentação regularizada. “A Secretaria dá a ênfase correta à regularização fundiária, portanto, vamos ceder a área já legalizada para a construção das moradias”. Disse ainda que o terreno tem asfalto, calçadas e iluminação pública. “Devido a localização privilegiada, não será necessário a execução de obras de infra-estrutura”, explica.

Segundo o secretário Lair Krähenbühl, “o governador José Serra pediu que focássemos a nossa atuação na Região Metropolitana de São Paulo”. Ele ressaltou também que essa ação de Governo contribui para resolver duas questões importantes que são moradia e abastecimento da água. “As regiões metropolitanas concentram a situação mais crítica e vulnerável. Esse acordo que estamos assinando ajuda a solucionar o problema da habitação em Suzano e do fornecimento de água na Grande São Paulo”, explica.

Para Amauri Pollachi, que representou a secretária de Saneamento e Energia Dilma Pena, a intervenção mostra de fato que o trabalho para ampliar a represa visa proteger as pessoas e garantir o abastecimento de água. “As famílias terão moradias dignas e o problema da falta de água na região será coisa do passado. O processo de ampliação da capacidade do reservatório da represa vai beneficiar mais de 20 milhões de pessoas”, revela.

O prefeito Marcelo Cândido destacou ainda que o Governo do Estado e o município estão  empenhados em resolver o problema habitacional de outras áreas degradadas, como a da represa de Taiaçupeba. “Firmamos uma parceria significativa e, de acordo com as responsabilidades assumidas hoje, vamos buscar soluções para outras áreas necessitadas da região”.

Da Secretaria da Habitação