Habitação terceiriza fiscalização em obras da CDHU

Medida visa melhorar a qualidade das casas populares financiadas com recursos do Estado

qua, 11/07/2007 - 7h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, com o objetivo de melhorar o sistema de fiscalização, acelerar o ritmo das obras e otimizar a produção de casas populares, vai terceirizar o serviço de inspeção em todo o Estado. O acompanhamento, que antes era realizado por gerenciadoras, passará a ser feito por empresas independentes. De acordo com o secretário e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, o edital de abertura de concorrência pública para contratação dessas empresas está em fase de finalização pela Diretoria Técnica da Companhia.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas que visa aprimorar os mecanismos de fiscalização e melhorar a qualidade das moradias populares construídas pela Secretaria da Habitação. Além do desmembramento da fiscalização, a Secretaria implantará um novo sistema de controle do gerenciamento das obras, com a fixação de teto para o pagamento desses serviços.

O secretário ressalta que esse conjunto de medidas inclui também mudanças nas técnicas construtivas e nos materiais empregados nas construções. Os estudos para definir essas mudanças estão sendo realizados em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Escola Politécnica da USP (Poli).

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)