Habitação: Secretaria entrega 44 casas em Bertioga

Moradias permitirão retirada de famílias de palafitas em área de manguezal

qua, 04/01/2006 - 13h08 | Do Portal do Governo

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Sérgio de Oliveira Alves, fará a primeira entrega de unidades habitacionais do ano em Bertioga, na Baixada Santista. Serão 44 unidades que permitirão a retirada de famílias que vivem num manguezal do município.

O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, às 19 horas, na Escola Municipal Rio da Granja, na rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, n°1.578, no bairro Mangue Seco. O empreendimento entregue leva o nome de Mário Cerqueira Leite, e fica ao lado da escola onde será realizada a solenidade.

“Com esta entrega, a CDHU está trabalhando para erradicar as favelas em Bertioga”, afirma o superintendente de Comunicação Social da CDHU, Raul Christiano Sanchez.

Esta também é a primeira entrega de moradias construídas pela CDHU em Bertioga, desde que o município foi emancipado de Santos por meio de plebiscito, em 1991. Os novos moradores viviam em condições subumanas há mais de 10 anos, em palafitas no mangue. Agora, com as casas que a CDHU construiu e vai entregar, as famílias vão residir em casas, com toda a infra-estrutura necessária.

As unidades foram construídas com recursos da ordem de R$ 625,3 mil. São casas de dois dormitórios , com sala, cozinha, área de serviço, banheiro e 49,29 m² de área construída.

As novas moradias foram erguidas pelo programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto). O Pró-Lar Autoconstrução é realizado pela CDHU em parceria com os municípios. Nesta parceria, cabe à prefeitura a doação do terreno (com toda a infra-estrutura), e a compra das cestas de material de construção e a administração das obras. A CDHU, por sua vez, fornece o projeto, repassa  os recursos às prefeituras para a compra do material e supervisiona as obras.

Outras 176 casas estão em produção, no bairro Indaiá. As unidades deverão ser entregues em duas etapas, ainda este ano. No caso do Indaiá, as casas têm público-alvo definido – famílias que residem atualmente em áreas irregulares e praças públicas da cidade.

Investimentos locais 

Na região administrativa de Santos, de 1995 até o momento, a CDHU entregou 4.743 unidades.

Desde 2003, foram viabilizadas 2.636 moradias. Destas, 995 foram entregues e 1.641 estão em construção.

Investimentos no Estado – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução, que fazem parte do Pró-Lar.

São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada Global e Integral, Atuação em Cortiços, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Mutirão Associativo, Rural, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Moradias Quilombolas,

Melhorias Habitacionais e Urbanas e Crédito Habitacional. Por meio deles, a companhia entregou, de 1995 até agora, 222.243 unidades habitacionais.

Atualmente, já foram viabilizadas 104.011 moradias, resultado de um investimento de R$ 2,5 bilhões. Destas, 47.376 unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e dezembro de 2005, e 56.635 estão em construção. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Victor Emanuel Lopes, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Habitação