Habitação: Rede de Compromisso Social recebe Menção Honrosa no Prêmio Mário Covas

Projeto desenvolvido pela CDHU destaca-se entre os inscritos na categoria Atendimento ao Cidadão

seg, 04/12/2006 - 21h06 | Do Portal do Governo

A Rede de Compromisso Social recebeu menção honrosa da  organização do Prêmio Mário Covas 2006. O projeto, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), concorreu com mais 53 participantes inscritos na categoria Atendimento ao Cidadão. A Rede ficou entre 16 finalistas e foi agraciada com a menção honrosa. A final do Prêmio Mário Covas aconteceu no dia 30 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes.

Para Sandra Mendonça, gerente de Ação Institucional Integrada da CDHU e representante de mobilização e coordenação da Rede de Compromisso Social, receber a menção honrosa é motivo de comemoração. “O Estado presta diversos serviços à população por meio de vários órgãos e secretarias e fazer planejamento público depende antes de mais nada de romper barreiras. Quando conseguimos romper essas barreiras conversando com os parceiros e agregando a sociedade civil organizada, isso se torna uma ferramenta importante de gestão e planejamento. É isso que a Diretoria de Ação Regional da Companhia  tem feito”.

A CDHU atende famílias de baixa renda que têm necessidades que vão além da aquisição da casa própria. Por isso, a Rede de Compromisso Social trabalha ativamente para promover projetos culturais e sociais que visam proporcionar cidadania aos mutuários da CDHU. Criada há seis anos, a Rede envolve parceiros privados, instituições públicas e do terceiro setor. O objetivo é levar projetos sociais e educativos que atendam às necessidades dos moradores, desde os mais simples como campanhas de doação de livros e atividades esportivas, até os mais complexos como a instalação de padarias artesanais, construção de escolas, creches e outros equipamentos sociais. A iniciativa colabora para inclusão social dos moradores dos conjuntos habitacionais da Companhia.

Prêmio Mário Covas – O Prêmio Mário Covas Inovações na Gestão Pública no Estado de São Paulo, lançado em 2004, reconhece, anualmente, as melhores práticas de gestão pública no âmbito estadual. Seu objetivo é apoiar a modernização da administração pública, motivando os servidores e valorizando os trabalhos por eles desenvolvidos, bem como divulgar esses trabalhos e possibilitar a troca de experiências.

O prêmio é uma iniciativa conjunta da Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Para concorrer, o projeto precisava ter sido criado há, no mínimo, seis meses e ter resultados verificáveis. As equipes deveriam ser formadas por pelo menos dois servidores diretamente comprometidos no trabalho ao longo da execução do projeto.

O julgamento dos trabalhos teve duas fases: na primeira, bancas julgadoras selecionaram finalistas entre todos os inscritos nas cinco categorias do prêmio. Na segunda, foram selecionados, entre os finalistas, os vencedores e os destaques. Nesta fase, a banca categoria da Atendimento ao Cidadão foi formada por professores da USP e da Unesp, além de jornalistas e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Fundap e de fundações de outros estados brasileiros.

Rodrigo Pinto

Da CDHU