Habitação realiza reunião em Sorocaba para reduzir inadimplência

O encontro vai reunir agentes municipais de todas as cidades da região de Sorocaba

qua, 11/07/2007 - 21h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realiza nesta quinta-feira, dia 12, uma reunião técnica com agentes municipais de habitação de 48 cidades da Região Administrativa de Sorocaba. O intuito do encontro é apresentar aos agentes o programa “Sempre em Dia”, e treiná-los para auxiliar a CDHU a atender os mutuários com mais de três prestações atrasadas, e assim, reduzir a inadimplência na região. O diretor Administrativo-Financeiro da Companhia, Manoel de Jesus Gonçalves, estará presente na reunião, que será realizada às 10 horas, no escritório regional da CDHU, Rua Comendador Antonio Soares Regal, 145, Jardim São Carlos.

Na ocasião serão apresentadas ferramentas disponíveis via Internet, que podem ser utilizadas para renegociar as dívidas dos mutuários. Essas ferramentas fazem parte do programa “Sempre em Dia”, uma série de medidas implantadas para recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos mutuários que estão com prestações em atraso. O programa tem como objetivo aumentar a arrecadação e estimular a negociação da dívida dos inadimplentes. Para isso, são realizados plantões de atendimento nos municípios.

Os agentes municipais são funcionários das prefeituras que realizam o trabalho de auxiliar a população a resolver questões relativas à habitação, e com as ferramentas que lhes serão apresentadas, poderão participar ativamente do processo de atendimento e orientar os mutuários inadimplentes sobre como renegociar suas dívidas. Essa reunião servirá como experiência, e deverá ser realizada também em outras regiões.

A Região de Sorocaba é a sétima colocada no ranking de menor inadimplência da CDHU no Estado de São Paulo, com 26,98 % dos mutuários com mais de três prestações em atraso. No mês de julho, já foram realizados plantões em quatro municípios, e até o final do mês serão mais doze.

Em abril, a CDHU atingiu o menor índice de inadimplência dos últimos três anos, fechando o mês com 23,3%. No início de 2007 esse número era de quase 30%. No mês de março, a Companhia bateu outro recorde. Atingiu a maior arrecadação mensal da sua história, com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira de 307 mil mutuários. Desse total, mais de 39 mil estavam em atraso há mais de um ano, o que significa uma recuperação de crédito inédita em apenas um mês. Tudo isso é reflexo das ações que a empresa vem implantando.

Essas ações fazem parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros das prestações em atraso de 12% para 3% ao ano. Além disso, o mutuário pode parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar o valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para quitar ou reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode ser usado também para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar. Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora.

Os mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre o financiamento, emissão de boletos de prestações, cálculo do parcelamento da dívida, acordos e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)