Habitação realiza curso para fiscalização de obras no interior

Engenheiros e Arquitetos participam de seminário realizado por técnicos da secretaria

seg, 24/09/2007 - 12h48 | Do Portal do Governo

A  Secretaria  de  Estado  da  Habitação,  por meio da Companhia de Desenvolvimento  Habitacional  e  Urbano  (CDHU),  promoveu  seminário de treinamento   direcionado   a   profissionais  filiados  à  Federação  de Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Faeasp). O evento foi realizado, nos dias 20 e 21 de setembro, em Bauru, e  contou  com as presenças do diretor Técnico da CDHU, João Abukater, do presidente da Faeasp, Hélio Secco, além da equipe da Companhia.

O  treinamento  faz  parte  do  convênio assinado em agosto último, entre  a CDHU, o Crea-SP e a Faeasp para fiscalização e acompanhamento de obras no interior. Profissionais de engenharia e arquitetura associados à Faeasp e regularmente inscritos no Crea-SP darão apoio na fiscalização de empreendimentos,  realizados em parceria com as prefeituras, no interior.

Além  da  fiscalização  da  execução  das  obras,  os  profissionais  vão assessorar a Companhia no planejamento, na viabilização e no controle dos conjuntos e nos trabalhos de aprovação e regularização dos projetos. No  seminário  foram  abordadas várias questões, entre elas a atual estrutura  operacional, bem como o novo padrão de construção adotado pela Companhia,  que  contará  com  unidades  de três dormitórios, aquecimento solar,  hidrômetros  individuais, lajes, azulejos e revestimento de piso, entre outras melhorias.

Após  o  evento,  o  diretor  Técnico, João Abukater falou sobre a necessidade de se edificar moradias de interesse social com qualidade. “A engenharia  pública  e  social  é  muito importante. Pretendemos com esse convênio  melhorar a qualidade de nossos empreendimentos e oferecer apoio técnico  operacional  às prefeituras”, afirmou. Segundo ele, inicialmente os  profissionais  da Faeasp prestarão serviços nas regiões de Presidente Prudente e Marília e, para aprimorar ainda mais a fiscalização das obras, a Companhia formalizará novas parcerias. “Além da Faeasp, nessas regiões, estamos  firmando  convênios  com  duas  universidades,  onde  teremos  à disposição   laboratórios   para   garantir  a  qualidade  dos  materiais empregados nos conjuntos habitacionais” concluiu.

De  acordo  com  Hélio Secco, presidente da Faeasp, a expectativa é que  o  convênio  possa  ser  estendido para as demais regiões do Estado. “Esse  encontro  proporciona a troca de experiência e de metodologia, faz com  que  as obras  tenham uma qualidade melhor e baixo custo. Com isso, vamos  garantir  melhor  qualidade  de  vida  à  população mais carente”, avaliou Secco.

Da Secretaria Estadual da Habitação

(S.M.)