Habitação promove seminário sobre eficiência energética e sustentabilidade em moradias de interesse social

Uso de aquecedores solares pode reduzir em até 30% valor da conta dos mutuários

qui, 05/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A sustentabilidade nas moradias populares e a redução no consumo de energia elétrica serão pauta do Seminário: Eficiência Energética e Habitação de Interesse Social no Estado de São Paulo, que acontece nesta quinta-feira, 5, no Instituto de Engenharia em São Paulo. O evento é uma realização da Secretaria da Habitação, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e é destinado para profissionais que trabalham com habitação de interesse social, construtoras, gerenciadoras, gestores públicos, universidades e concessionárias, entre outros. 

A abertura será feita pelo secretário da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl. Na ocasião, será assinado um protocolo de cooperação técnica com o CBCS.  O objetivo é desenvolver um trabalho conjunto para monitorar e validar práticas de eficiência energética e promover a construção sustentável de moradias de interesse social. O acordo servirá como base para todas as entidades ligadas à construção civil no Estado.

A CDHU está investindo na produção sustentável com responsabilidade com social para assegurar a conservação dos recursos naturais. Uma das principais inovações é a instalação de aquecedores solares para a água do chuveiro em todas as novas unidades habitacionais. O intuito é reduzir as despesas dos mutuários com a conta de luz, economizar energia, principalmente nos horários de pico, e contribuir com a sustentabilidade ambiental. A economia é de aproximadamente 30%. Além de incluir o item em todos os novos empreendimentos, a Companhia firmou parcerias com as distribuidoras Bandeirantes e CPFL Energia para a doação de 10,8 mil aquecedores solares que serão instalados em conjuntos já entregues.

Ações sustentáveis  

A Secretaria adota uma série de medidas para que seus conjuntos habitacionais sejam ecologicamente sustentáveis. No ano passado, o Governo Estadual, por meio das Secretarias da Habitação e do Meio Ambiente, assinou protocolo de cooperação com as principais entidades da indústria da   construção civil e do ramo imobiliário para promover o desenvolvimento sustentável do setor. 

Em 2007, também foram assinados dois documentos visando diminuir o impacto causado ao meio ambiente com a construção de moradias de interesse social, viabilizadas com recursos do Estado. Pelo protocolo de cooperação assinado com a Secretaria do Meio Ambiente, a CDHU se comprometeu a adotar critérios de preservação ambiental durante o projeto, construção e habitação dos empreendimentos. Entre os compromissos assumidos estão: minimizar os resíduos de matéria-prima durante a obra; comprar insumos de empresas que respeitem protocolos de sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente; utilizar madeira com certificado de origem; cobrar regulagem dos veículos de transportadoras de insumos; promover a destinação adequada de resíduos de obras ou demolições; contribuir com a arborização do entorno dos conjuntos; reflorestar áreas de margens de cursos d’água existentes nos empreendimentos, entre outras. 

Já o termo de cooperação firmado com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) teve como objetivo unir conhecimento técnico, recursos materiais e financeiros para promover estudos tecnológicos voltados ao uso racional de  recursos naturais e ao emprego adequado de materiais nas construções realizadas pela CDHU. 

Da CDHU