Habitação promove curso de capacitação de convênios em Marília

Convênios levam desenvolvimento aos municípios

qua, 14/10/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Os gestores municipais da região de Marília vão participar nesta quinta-feira, 15, da Oficina de Capacitação para Gestão e Prestação de Contas. O evento é realizado pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em parceria com o Cepam, para orientá-los sobre o gerenciamento e a prestação de contas dos convênios.

Os municípios paulistas contam com o apoio do governo estadual, que destina recursos para investimentos em infraestrutura. Somente em setembro, foram liberados R$ 33,9 milhões para 103 convênios que foram assinados com 92 municípios. Esse valor foi investido na aquisição de máquinas e a execução de obras. 

A oficina é dirigida aos gestores responsáveis pelos convênios firmados com a SEP, por meio da Unidade de Articulação com Municípios (UAM) e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). 

Ao todo, serão 18 encontros que acontecem nas cidades-sede das Regiões Administrativas e contam com a participação de gestores e técnicos de todos os municípios do Estado de São Paulo. As reuniões têm apoio dos Escritórios Regionais de Planejamento (Erplans). 

No programa, são discutidas a formalização e execução dos convênios e os aspectos legais e administrativos para a prestação de contas. Também é colocado em pauta os cuidados com a documentação e o preenchimento das planilhas necessárias.

Nos últimos dois anos, o governo do Estado de São Paulo transferiu R$ 863 milhões de seus recursos aos municípios paulistas para auxiliar as administrações locais na transformação das suas realidades. “Os convênios ajudam os municípios, à medida que possibilitam investimentos que, muitas vezes, não são possíveis, principalmente para os de pequeno porte, ou com receitas comprometidas com o custeio de serviços essenciais para a população”, ressalta o presidente do Cepam, Felipe Soutello. 

Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, que apoia os municípios em projetos para a gestão e a construção de políticas públicas. 

Do Cepam