Habitação: Parceria do Governo do Estado com Prefeitura de Itanhaém beneficia mutuários

nd

qua, 20/09/2000 - 17h51 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, preocupado com o processo de ocupação dos conjuntos habitacionais construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) acaba de ceder mais um centro comunitário para seus mutuários. Os beneficiados, desta vez, são os moradores do empreendimento Itanhaém C2, localizado na rodovia Padre Manoel da Nobrega, próximo ao trevo da Companhia Energética de São Paulo, em Itanhaém.

Alí, o espaço foi utilizado na implantação de um posto de saúde, que se encontra em pleno funcionamento. Conhecido como Unidade de Saúde da Família, ele funciona de 2ª a 6ª feira, das 7hs às 17hs e conta com uma equipe de três médicos, três enfermeiros, quatro auxiliares de enfermagem, um assistente social, um psicólogo, um fonoaudiólogo, um dentista e mais seis agentes comunitários.

Os agentes visitam todos os 580 imóveis do Itanhaém C2, uma vez por mês, para saber como estão os moradores. Após a visita passam seu diagnóstico à Unidade e, em caso de necessidade, a equipe médica providencia o encaminhamento adequado para algum hospital, onde existem equipamentos mais sofisticados.

Com a implantação da Unidade de Saúde da Família dentro do conjunto os mutuários não precisam mais se deslocar para outros postos, que ficam distantes, pelo menos quando se trata do atendimento básico.

As parcerias entre o Governo do Estado de São Paulo e as prefeituras dos municípios são inúmeras e com resultados muito satisfatórios, principalmente em relação a integração da população mais carente, na conquista do seu bem-estar e da sua cidadania.