Habitação lança o Banco de Imóveis de Mercado para moradias populares

Projeto foi lançado pela secretaria da Habitação em parceria com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, o Sindicato dos Corretores de Imóveis,

dom, 13/04/2008 - 18h59 | Do Portal do Governo

São Paulo lançou recentemente o “Banco de Imóveis de Mercado”, um novo canal de comunicação que vai facilitar a busca por moradias pelos contemplados com cartas de crédito dos programas habitacionais do Estado.

O projeto foi lançado pela secretaria de Estado da Habitação em parceria com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-SP), o Sindicato dos Corretores de Imóveis (SCIESP), a Câmara de Valores Imobiliários (CVI) e o Sindicato da Habitação (Secovi).

O evento de lançamento aconteceu na sede da Secretaria da Habitação, em São Paulo, com a presença do secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, do secretário-adjunto de Estado da Gestão Pública, Marcos Antônio Monteiro e de membros de entidades parceiras.

O “Banco de Imóveis de Mercado” reunirá informações sobre moradias disponíveis no mercado para o segmento de menor renda. No início, o banco ajudará servidores públicos contemplados com cartas de crédito do Programa Habitacional de Integração (PHAI) a encontrar sua casa ou apartamento, novo ou usado.

O sistema, desenvolvido pela Prodesp, estará nos sites www.cdhu.sp.gov.br e habitacao.sp.gov.br. O módulo de cadastro estará operando na próxima segunda-feira para que profissionais do setor imobiliário possam inserir imóveis no valor de até R$ 80 mil. A ferramenta permite incluir fotos. A partir de maio, o módulo de consulta estará disponível ao público.

Segundo o secretário Lair Krähenbühl, esse projeto vai acelerar a compra de imóveis ao aproximar famílias beneficiadas do mercado imobiliário. “Estamos construindo uma base de integração efetiva e com isso vamos conseguir aumentar o atendimento às famílias de menor poder aquisitivo, por meio da concessão de cartas de crédito”, avaliou.

Para representantes das entidades do setor, o “Banco de Imóvel de Mercado” atenderá às necessidades do segmento, tornando-se um canal entre a oferta e a procura. Segundo Paulo Roberto Nardy, diretor do Secovi, que sugeriu a integração do banco à Rede Secovi de Imóveis, o sistema é o embrião de um programa de grande amplitude que vai satisfazer o mercado. “Esse é um dos nossos anseio, ter a mercadoria para vender, o comprador para adquirir e ver os proprietários satisfeitos”.

O vice-presidente do Sciesp, Alexandre Tirelli, elogiou a iniciativa que, a seu ver, “possibilitará a integração do serviço público com a sociedade organizada para que a população possa ter seus recursos melhor aplicados”. Ele afirmou que a sua entidade tem muita satisfação em poder participar desse programa, que vai melhorar a oferta de moradias de interesse social.

João Augusto Viana, presidente do Creci-SP, considera que projeto é de grande utilidade para a sociedade paulista e vai contribuir para reduzir o déficit habitacional. “É uma idéia inovadora, que atenderá uma faixa de mercado até então esquecida por parte daqueles que atuam no setor”. Ele acrescentou que o Creci tem como atribuição fiscalizar o exercício das atividades das intermediações imobiliárias e “por essa razão, está à disposição da Secretaria da Habitação para fiscalizar a operação no sistema”.

O Banco Nossa Caixa é um dos parceiros da CDHU no atendimento habitacional a servidores estaduais. O presidente Milton Luiz Melo Santos destacou que o cenário é favorável ao crescimento do setor e a iniciativa ajudará muito as pessoas que desejam adquirir a casa própria. “É uma ferramenta voltada ao desenvolvimento do setor imobiliário. Temos procurado ampliar cada vez mais a oferta de recursos para atender não apenas servidores, mas também nossos clientes”.

Pela prefeitura de São Paulo, o secretário de Habitação, Orlando Almeida, disse que a iniciativa vem consolidar um plano de trabalho do Governo do Estado para contemplar funcionários públicos. “Agora, os agentes do mercado vêm se integrar a esse movimento. Nós, da Secretaria Municipal, queremos também nos incorporar a esse trabalho, principalmente no que diz respeito a imóveis na região central. Só vamos conseguir revitalizar o Centro com a população morando aqui”.

O “Banco de Imóveis de Mercado” atenderá, inicialmente, nove mil potenciais compradores que foram contemplados carta de crédito da CDHU. O Programa Habitacional de Integração (PHAI), vai oferecer, até junho deste ano, mais 10 mil cartas de crédito. O banco atenderá também beneficiários de outros programa da Companhia, como atuação em Cortiços e Desfavelamento

Da Secretaria de Habitação

C.M.