Habitação: Governo do Estado sorteia 73 moradias no Interior

Eventos acontecem nesta sexta-feira, dia 22

qui, 21/12/2000 - 19h09 | Do Portal do Governo

Eventos acontecem nesta sexta-feira

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), sorteia nesta sexta-feira (22/12) mais 73 unidades do programa “Sonho Meu”, de moradias populares do Governo do Estado. Os sorteios acontecem nas cidades de Taquarivaí (47 casas) e Itaberá (26 casas), ambas na região de Itapeva.

Do total de moradias, 5% serão destinados a famílias com algum membro portador de deficiência e outros 5% a idosos, atendendo a dois programas especiais criados na administração do governador Mário Covas.

Nos dois municípios as casas foram construídas por intermédio do programa Empreitada Global, em que os empreendimentos são viabilizados através de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Quando o projeto é realizado na Região Metropolitana, a CDHU geralmente assume essas incumbências. Por ele foram entregues, de janeiro de 95 até agora, 71.658 moradias e mais 16.782 estão em execução.

Taquarivaí — Em Taquarivaí, o sorteio das 47 unidades está marcado para às 12h30, na Escola Professora Maria Estela Guimarães de Barros. Estão inscritas 157 famílias para o sorteio da população em geral. Para o Programa de Atendimento ao Idoso não haverá sorteio pois há somente dois inscritos (o mesmo número de unidades reservadas). As senhas deverão ser retiradas também no local do sorteio, das 10 às 11h30.

O conjunto de Taquarivaí está localizado na rua Manoel Marques das Neves, 501, bairro Panorama. São 30 casas geminadas, com 33,47m² de área, um quarto, sala, cozinha e banheiro, e 17 casas isoladas com 43,18m² de área e dois dormitórios.

Itaberá — Às 14 horas começa o sorteio de 26 moradias em Itaberá. O evento está marcado para a Escola Estadual Jardim Santa Inês, avenida João Simon Sola, próximo ao conjunto da CDHU. As senhas serão distribuídas no mesmo local, das 9 às 13 horas, onde as 741 famílias inscritas para o sorteio geral e os 52 idosos deverão retirá-las. Uma casa está reservada para o Programa do Idoso.

O conjunto foi construído na avenida João Simon Sola, esquina com a SP 249, Jardim Santa Inês II. Cada uma das unidades tem 39,57m² de área, dois quartos, sala, cozinha e banheiro, com possibilidade de ampliação para até quatro dormitórios.

Para participar dos sorteios as famílias tiveram que se inscrever e comprovar renda mensal entre um e dez salários mínimos, ter família constituída, residir ou trabalhar no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel no Estado de São Paulo nem financiamento habitacional no País.

No caso do Programa de Atendimento ao Idoso as condições são as mesmas exceto ter no mínimo 60 anos e renda mensal entre um e cinco salários mínimos. Se o idoso for casado poderá morar com mais três familiares. Se não tiver cônjuge ou companheiro, no máximo quatro familiares poderão morar junto. Diferentemente das outras moradias, no caso dos idosos elas não serão financiadas, mas somente cobrada uma taxa de ocupação que não excede a 20% da renda mensal.