Habitação: Governo do Estado está com inscrições abertas para sorteio de moradias populares em Estre

Prazo de inscrição termina nesta sexta-feira

sex, 08/06/2001 - 9h12 | Do Portal do Governo

Moradores de Estrela D´Oeste têm até esta sexta-feira, dia 8, para se inscrever para o sorteio de moradias populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria Estadual da Habitação.

Serão sorteadas 64 unidades habitacionais que estão sendo construídas pelo programa Empreitada Global, no qual os empreendimentos são viabilizados por meio de concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que doam o terreno e executam a infra-estrutura. Quando o projeto é realizado na Região Metropolitana, a CDHU assume essas incumbências. As casas possuem 39,57 metros quadrados de área, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e possibilidade de ampliação para até quatro dormitórios.

Programa do Idoso

Vale lembrar que 5% das unidades (3 moradias) serão reservados para o Programa de Atendimento ao Idoso. Para se inscrever neste programa as pessoas devem ter no mínimo 60 anos, renda mensal entre um e cinco salários mínimos, residir no município há pelo menos três anos, não possuir imóvel no Estado de São Paulo nem financiamento habitacional no País. Se o idoso for casado poderá morar com mais três familiares. Se não tiver cônjuge ou companheiro, no máximo outros quatro familiares poderão morar junto. Além disso, é necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de renda e endereço. Diferentemente das outras unidades habitacionais, no caso dos idosos as moradias não serão financiadas, mas cobrada uma taxa de ocupação que não excederá 20% da renda mensal.

Inscrições

Para o restante da população as condições são as mesmas, exceto a idade mínima e renda familiar, que deve ficar entre um e dez salários mínimos, também deverá ter família constituída e morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos. Somente o marido ou a mulher podem fazer a inscrição. Como já vem ocorrendo há mais tempo, outras três unidades (5%) também serão reservadas a famílias que tenham algum portador de deficiência. Nesse caso, será necessária a apresentação de um laudo médico que comprove a deficiência.

O prazo máximo de financiamento é de 25 anos e os mutuários só começam a pagar as prestações depois da entrega das moradias e dos contratos assinados. Antes da entrega, os imóveis serão sorteadas em local público e na presença de todos os participantes, em data previamente divulgada. O sorteio vem sendo adotado desde o início de 1995 para a distribuição de moradias: é transparente, democrático e impede qualquer favorecimento político, como podia ocorrer em outras gestões.

As inscrições podem ser feitas das 8 às 17 horas, na Câmara Municipal, avenida São Paulo, 481, Centro.