Habitação – Governo do Estado constrói primeiras moradias para Programa de Cortiços

Unidades habitacionais devem ficar prontas até o final deste ano

qui, 14/09/2000 - 12h38 | Do Portal do Governo

Unidades habitacionais devem ficar prontas até o final deste ano

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), deu início à construção das primeiras moradias populares do Programa de Atuação em Cortiços (PAC). As 160 unidades habitacionais estão sendo construídas no bairro do Pari, região central de São Paulo. Criado pela atual administração estadual, em 1998, o PAC visa erradicar este tipo de moradia coletiva, localizada principalmente nos bairros perto do centro de São Paulo.

Estas primeiras 160 moradias já estão em fase final de construção em uma área transferida pela Fepasa há dois anos. Quando estiver terminado, o conjunto terá 320 apartamentos, cada um com área útil que varia de 30m² a 42m², e um ou dois dormitórios. O projeto, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, prevê também a construção de dez salas no térreo destinadas a comércio, além de estacionamento com 40 vagas descobertas, 80 cobertas e 1.200m² de área verde. O projeto Pari também vai implantar uma área comercial no pavimento térreo, um jardim e áreas de lazer para os moradores.

Os apartamentos serão destinados a moradores de cortiço da própria região, em uma operação denominada “pulmão”. Com o atendimento às famílias nos edifícios novos será possível realizar intervenções nos cortiços de origem com a demolição e construção nova ou reforma. Estão sendo definidos com os moradores os mecanismos contratuais (venda, arrendamento, locação ou concessão onerosa de uso) para esta ação.

Além do projeto do Pari, a CDHU está atuando em outros dez projetos em áreas como: avenida São João com Ana Cintra; Hospital Nossa Senhora da Conceição, na rua 21 de Abril; e rua Pirineus, entre outros locais. Todo o programa, que deve durar dez anos, envolve recursos da ordem de US$ 230 milhões, com participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).