Habitação: Governo do Estado abre novas licitações para moradias na Região Metropolitana

Mais 14 licitações somam-se às 18 abertas desde o último dia 13. Meta é construir 30 mil unidades

qua, 22/11/2000 - 17h36 | Do Portal do Governo

Mais 14 licitações somam-se às 18 abertas desde o último dia 13. Meta é construir 30 mil unidades.

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano -, está abrindo mais 14 processos de licitação para a construção de até aproximadamente 4.700 apartamentos nos municípios de Diadema, Guarulhos Itaquaquecetuba, Mauá, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo.

Cada uma das concorrências pode contemplar, neste lote, entre 120 e 440 unidades habitacionais em conjuntos com infra-estrutura que inclui guias e sarjetas, pavimentação, paisagismo, redes de água e esgoto e iluminação. Os projetos ainda terão uma diversificação urbanística e arquitetônica que descaracteriza o rótulo de “casas populares”, integrando o conjunto à malha urbana da cidade. Os empreendimentos serão construídos pelas empresas vencedoras dos processos licitatórios.

O primeiro lote com 12 licitações, aberto no último dia 13 de novembro, foi destinado a empreendimentos com 120 a 500 unidades que serão construídos na zona leste. Segundo levantamento da CDHU, esta é a região com maior demanda habitacional.

Em um segundo momento foram abertas mais 6 licitações, em 15 de novembro, para empreendimentos de 120 a 500 unidades. São 3 licitações para a zona sul e outras 3 para a zona norte da capital.

A venda das pastas destes novos processos de licitação para a Grande São Paulo vai até fevereiro de 2.001. Os interessados em participar da concorrência poderão consultar e adquirir o edital de licitação na sede da CDHU à Av. Nove de Julho, 4.939 Bloco A Térreo, Jardim Paulista.

A meta é construir 30 mil unidades habitacionais na Grande São Paulo até 2002 apenas através da modalidade Empreitada Integral, cujo investimento será de R$ 705 milhões. A CDHU desenvolve ainda outras modalidades de construção na Região Metropolitana como o Mutirão e o Empreitada Global.

A expectativa da empresa é emitir as primeiras ordens de início de serviço no segundo semestre do próximo ano, após a conclusão dos processos licitatórios. Atualmente, a empresa tem 43 mil unidades em obras. Desde janeiro de 1995, já foram entregues 131.912 moradias, um ritmo de atividade que confere à CDHU o status de empresa que mais constrói habitações populares no Brasil.