Habitação faz plantão de atendimento em Itapira para negociar dívidas

Plantão no município faz parte do esforço concentrado da CDHU para diminuir a inadimplência na Região de Campinas e no Vale do Paraíba

sáb, 16/06/2007 - 12h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), está realizando no mês de junho uma série de plantões de atendimento na Região de Campinas e no Vale do Paraíba para agilizar a negociação de débitos com os mutuários. A meta é atender 5.162 inadimplentes, em 90 conjuntos habitacionais. Em Itapira, o plantão será realizado neste domingo, dia 17.

A CDHU tem 1.048 contratos ativos no município. No entanto, 262 mutuários estão com mais de três prestações atrasadas, índice que representa 25% de inadimplência. Para facilitar a negociação com esses inadimplentes, a equipe da Companhia fará plantão de atendimento das 9 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Benedito Alves de Lima, conhecido como Itapirão, localizado na Rua Duque de Caxias, s/nº.

A meta é diminuir os percentuais de inadimplência não apenas em Itapira, mas em todo o Estado e aumentar a arrecadação. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas para recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos mutuários. Em abril, a CDHU atingiu o menor índice de inadimplência dos últimos três anos, fechando o mês com 23,3%. No início de 2007 esse número era de quase 30%.

A Região de Campinas é a terceira colocada no ranking de menor inadimplência da CDHU no Estado de São Paulo, com 20,6% dos mutuários com mais de três prestações em atraso. Os líderes são Marília e Bauru, com 18,5% e 18,9%, respectivamente. Já o escritório regional da Companhia em Taubaté, que atende os municípios do Vale do Paraíba, com 28,7%, vem trabalhando para melhorar os números e após os plantões deverá apresentar uma redução no índice. Nesse esforço concentrado, em junho, foram realizados plantões nas cidades de Taubaté, Bragança Paulista, Indaiatuba, São José dos Campos e Campinas.

No mês de março, a Companhia bateu outro recorde. Atingiu a maior arrecadação mensal da sua história, com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira de 307 mil mutuários. Desse total, mais de 39 mil estavam em atraso há mais de um ano, o que significa uma recuperação de crédito inédita em apenas um mês. Tudo isso é reflexo das ações que a empresa vem implantando.

Essas medidas fazem parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros das prestações em atraso de 12% para 3% ao ano. Além disso, o mutuário pode parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar o valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para quitar ou reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode ser usado também para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar. Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora.

Os mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre o financiamento, emissão de boletos de prestações, cálculo do parcelamento da dívida, acordos e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)