Habitação e Senai promovem curso para síndicos de condomínios da CDHU

Em três sábados, 32 síndicos aprenderam conceitos de administração, finanças e direito

qua, 03/10/2007 - 10h13 | Do Portal do Governo

Durante três sábados, 32 síndicos de conjuntos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Região Metropolitana de São Paulo, reuniram-se na sede da empresa para aprender conceitos de administração, finanças e direito, e discutir problemas que enfrentam no condomínio. O curso, entitulado “Capacitação de Liderança e Gestão Condominial”, foi realizado em parceria com o Senai. Os participantes receberam certificados no dia 29 de setembro, em solenidade de formatura  que contou com as presenças da superintendente de Desenvolvimento Social da CDHU, Marie Anne Worms, e do diretor da escola do Senai Carlos Pasquale, Paulo Roberto Vidigal.

O curso abordou os direitos e deveres dos condôminos, responsabilidades dos síndicos, subsíndicos e dos membros do conselho, elaboração de atas de reunião, documentação fiscal e trabalhista, previsão de orçamento do condomínio, planejamento e acompanhamento da manutenção predial, controle de inventário de materiais, entre outros.

Nas aulas, os participantes foram estimulados a contar as experiências de cada condomínio e apontar soluções. Inadimplência, custos de manutenção, desrespeito aos espaços comuns e falta de segurança foram algumas questões discutidas pelos síndicos. Um outro problema muito comum está relacionado a contas de água antigas sem pagamento que foram herdadas por vários dos síndicos presentes no curso. A solução encontrada foi individualizar a medição de água para reduzir o consumo e ratear os valores pendentes, como é o caso relatado por Fred Gonzalo Rodrigues Lima, síndico do conjunto Itaquera B16. “Quando assumi havia uma dívida de cerca de R$ 19 mil. Fiz um rateio e este mês vou pagar as últimas contas. Agora vou fazer uma auditoria porque os moradores querem saber para onde foi o dinheiro”, contou Lima.

Além da administração financeira, os alunos aprenderam conceitos de cidadania, meio ambiente e legislação. A professora da turma, Nathalie de Moura Gretillat, ressaltou a importância do conhecimento da legislação para evitar problemas. “Devido à falta de conhecimento, percebemos que muitos condomínios convivem com a informalidade, sem firmar contratos com a administradora e sem registrar os funcionários, sofrendo processos trabalhistas por conta disso”, explicou a professora.

Já o diretor da escola Carlos Pasquale do Senai, Paulo Roberto Vidigal, afirmou que a entidade atua na profissionalização para aprimorar a atuação dos síndicos. “Se o condomínio necessita de uma obra, o síndico não deve simplesmente pedir para um morador executá-la. É necessário verificar se o pedreiro tem uma empresa aberta, se emprega como ajudante um funcionário registrado, solicitar um orçamento e compará-lo com outros dois fornecedores”, exemplificou.

Os alunos já estão aplicando o que aprenderam. No decorrer das aulas, cada síndico preparou um balancete com as contas do próprio condomínio e alguns tiveram uma surpresa desagradável, percebendo que sua situação financeira não é boa e que terão de promover ajustes, pois gastam mais do que arrecadam. Rosângela da Silva Manzano, síndica do conjunto Guainazes G1, convocou a diretoria para fazer uma lista dos itens de manutenção e criar um fundo de reserva para o próximo ano. Disse que aproveitou bastante o conteúdo apresentado. “Sou síndica há dois anos, é tudo muito novo. Aprendi sobre como avaliar o serviço da administradora, como manter um bom relacionamento com os condôminos, inclusive os inadimplentes, entre outras coisas. Assumi o posto com a cara e a coragem e com o curso pude conhecer o verdadeiro papel do síndico.”

A superintendente de Desenvolvimento Social da CDHU, Marie Anne Worms, ressaltou a importância do trabalho social realizado pela companhia e a parceria com o Senai. “A Habitação de Interesse Social é um desafio, não só durante a construção, mas também na gestão de pós-ocupação, que envolve os moradores do condomínio. Nesta experiência pioneira, tivemos a honra de contar com um dos parceiros mais qualificados em ensino, o Senai”, disse a superintendente.

Da Secretaria Estadual de Habitação

(I.P.)