Habitação: Conjunto da CDHU tem Programa Médico de Família

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qua, 11/10/2000 - 18h47 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – do Governo do Estado de São Paulo (CDHU), conta com um Programa de Saúde Pública que atende a mais de três mil famílias – cerca de 12 mil pessoas – que residem no Conjunto Habitacional Fazenda da Juta, zona leste da Capital. Trata-se do Qualidade Integral em Saúde – Qualis, nome fantasia de um programa criado pelo Ministério da Saúde que é desenvolvido em todo o Brasil. Em São Paulo, a gestão é feita pelas Fundações Zerbini e Santa Marcelina. As verbas são recebidas através da Secretaria Estadual de Saúde.

O posto de atendimento situado no conjunto da CDHU foi construído e colocado em funcionamento em menos de 8 meses. O prédio dotado de consultórios, ambulatórios, salas de administração e reuniões além de outras dependências, está em funcionamento desde fevereiro deste ano. A meta é atender a 4,3 mil famílias que vivem na região.

As equipes de atuação são compostas por 1 médico clínico geral, 1 enfermeiro(a) 2 auxiliares de enfermagem e agentes comunitários. O atendimento pode ser feito no posto médico ou em visitas domiciliares. O “médico de família” é aquele que trata e acompanha o processo de saúde de todos as pessoas da casa independentemente de sexo e idade, além de desenvolver ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população juntamente com os demais integrantes da equipe. O enfermeiro(a) supervisiona o trabalho do agente comunitário de saúde e do auxiliar de enfermagem, atende pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem na unidade médica ou em casa, assim como o auxiliar de enfermagem que além destes serviços ainda executa ações de orientação sanitária.

Já o agente comunitário é quem faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde. Este profissional faz visitas a cada domicílio pelo menos um vez por mês; realizando o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimulando a comunidade a práticas que proporcionem melhores condições de saúde e de vida.

O cadastramento e diagnóstico das características sociais, demográficas e epidemiológicas das famílias atendidas permite à equipe conhecer a realidade local e identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais aquela população está exposta.

As equipes ainda reúnem-se periodicamente para avaliar os trabalhos, a participação da comunidade e planejar ações. Esta relação estreita entre os profissionais e a população acaba por facilitar a identificação e o atendimento aos problema de saúde da comunidade.

A Fundação Zerbini vem tentando incorporar outras ações ao programa como um ambulatório de especialidades médicas, diagnósticos de laboratório, Raio X, fonoaudiologia, Atendimento psiquiátrico e uma casa de parto.