Habitação: CDHU sorteia sete casas para portadores de necessidades especiais e idosos em Monções

O sorteio acontecerá no dia 23 de novembro, na Câmara Municipal

qua, 22/11/2006 - 18h41 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteia nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, sete casas para portadores de necessidades especiais e idosos em Monções, Região Administrativa de São José do Rio Preto. O evento será às 14 horas, na Câmara Municipal, rua Amazonas, n° 212.

Das sete unidades, quatro são destinadas a portadores de deficiência e três a idosos. Essas unidades correspondem à cota do empreendimento Monções B, que no total terá 44 unidades. A destinação de moradias a públicos específicos é parte de uma ação social da CDHU que assegura 7% de todas as moradias sorteadas pela companhia para famílias com membros portadores de deficiência e 5% para idosos.

Os portadores de necessidades especiais sorteados serão submetidos a perícia médica. Os exames serão realizados no dia 24 de novembro, no Centro de Saúde-III, a partir das 8h50. Para ter direito à moradia, o laudo médico deve comprovar que a deficiência é grave e irreversível, de forma que impossibilite, dificulte ou diminua a capacidade de trabalho da pessoa ou a torne dependente de seus familiares, exigindo cuidados especiais.

As casas terão 43,18 m² de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O empreendimento, orçado em R$ 649 mil, está sendo viabilizado pelo programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto), realizado em parceria com os municípios. Por meio desse programa, a prefeitura doa o terreno à CDHU e executa toda a infra-estrutura. Por sua vez, a Companhia repassa os recursos para a compra de cestas de material de construção e supervisiona as obras. Quem constrói as moradias, em regime de autoconstrução, são as próprias famílias contempladas no sorteio.

Investimentos locais: A CDHU já entregou em Monções, de 1995 até hoje, 87 moradias. Em toda a Região Administrativa de São José do Rio Preto, no mesmo período, foram 16.634 casas e apartamentos. Desde 2003, foram viabilizadas 5.980 moradias, das quais 3.605 foram entregues e 2.375 estão em construção.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural, Quilombolas e Crédito Habitacional. Por intermédio deles, a Companhia entregou, de 1995 até hoje, mais de 232 mil unidades habitacionais.

A partir de 2003, foram viabilizadas 123.574 novas moradias, resultado de um investimento de R$ 3,3 bilhões. Destas, 66.834 unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e outubro de 2006, e 56.740 estão em produção. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de  mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da CDHU