Habitação: CDHU sorteia casas para portadores de necessidades especiais em Osvaldo Cruz

O sorteio acontecerá no Centro de Convivência do Idoso

ter, 14/11/2006 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteia sete casas para portadores de necessidades especiais em Osvaldo Cruz, Região Administrativa de Presidente Prudente. O evento será nesta quinta-feira, 16 de novembro,  às 13h30, no Centro de Convivência do Idoso, rua 15 de Novembro, n° 541.

Estão inscritas para o sorteio 68 famílias. As sete unidades em questão correspondem à cota do empreendimento Osvaldo Cruz H, que no total terá 100 unidades. A destinação de moradias a públicos específicos é parte de uma ação social da CDHU que assegura 7% de todas as moradias sorteadas pela companhia para famílias com membros portadores de deficiência e 5% para idosos.

Os portadores de necessidades especiais sorteados deverão passar por perícia médica. Os exames serão realizados no dia 17 de novembro, às 14 horas, no Centro de Saúde, avenida Kennedy, s/nº. Para ter direito à moradia, o laudo médico deve comprovar que a deficiência é grave e irreversível, de forma que impossibilite, dificulte ou diminua a capacidade de trabalho da pessoa ou a torne dependente de seus familiares, exigindo cuidados especiais.

As casas terão 43,18 m² de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O empreendimento, orçado em R$ 1,4 milhão, está sendo viabilizado pelo programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto), realizado em parceria com os municípios. Por meio desse programa, a prefeitura doa o terreno à CDHU e executa toda a infra-estrutura. Por sua vez, a Companhia repassa os recursos para a compra de cestas de material de construção e supervisiona as obras. Quem constrói as moradias, em regime de autoconstrução, são as próprias famílias contempladas no sorteio.

Investimentos locais – A CDHU já entregou em Osvaldo Cruz, de 1995 até hoje, 599 moradias. Em toda a Região Administrativa de Presidente Prudente, no mesmo período, foram 9.857 casas e apartamentos. Desde 2003, foram viabilizadas 10.721 moradias, das quais 3.297 foram entregues e 7.424 estão em construção.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural, Quilombolas e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 até o momento, 232.442 unidades habitacionais.

De 2003 até hoje, já foram viabilizadas 123.574 novas moradias, resultado de um investimento de R$ 3,3 bilhões. Destas, 66.834 unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e setembro de 2006, e 56.740 estão em produção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da CDHU