Habitação: CDHU sorteia 37 casas para portadores de necessidades especiais em Álvares Machado

Serão realizados dois eventos: um na cidade e outro no distrito de Parque dos Pinheiros

ter, 21/11/2006 - 17h52 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteia nesta quarta-feira, 22 de novembro, 37 casas para portadores de necessidades especiais em Álvares Machado, Região Administrativa de Presidente Prudente. Serão realizados dois eventos diferentes: para quem mora na cidade e no distrito de Parque dos Pinheiros.

O primeiro evento acontecerá na cidade, às 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes, rua Monsenhor Nakamura, s/n°, quando serão sorteadas 27 casas dos empreendimentos Álvares Machado G1 e G2.  Para esse sorteio, estão inscritas 33 famílias.

Mais tarde, às 14h30, no Parque dos Pinheiros, será realizado o segundo evento, no Ginásio Municipal de Esportes, rua Joaquim Nabuco, s/n°. Esse evento é referente à reserva de dez casas do empreendimento Álvares Machado H a portadores de necessidades especiais do distrito. Como estão inscritas somente sete famílias para as dez unidades, na solenidade ocorrerá apenas a entrega dos documentos necessários para fazer a perícia médica. As unidades restantes vão ser comercializadas, conforme a ordem prévia, aos suplentes contemplados em setembro de 2006, no sorteio à população em geral.

 A destinação de moradias a públicos específicos é parte de uma ação social da CDHU que assegura 7% de todas as moradias sorteadas pela companhia para famílias com membros portadores de deficiência. As 37 unidades em questão correspondem às cotas para portadores de necessidades especiais dos empreendimentos G1, G2 e H.

Os portadores de necessidades especiais sorteados serão submetidos à perícia médica. Os exames serão realizados no dia 23 de novembro, na Unidade Básica de Saúde, rua Monsenhor Nakamura, 140 Centro, a partir das 7 horas. Para ter direito à moradia, o laudo médico deve comprovar que a deficiência é grave e irreversível, de forma que impossibilite, dificulte ou diminua a capacidade de trabalho da pessoa ou a torne dependente de seus familiares, exigindo cuidados especiais.

As casas terão 43,18 m² de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Na construção dos empreendimentos, que juntos somam 559 casas, a CDHU está investindo R$ 9,5 milhões. Os empreendimentos são viabilizados pelo Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto), programa realizado em parceria com os municípios. Por meio dele, a prefeitura doa o terreno à CDHU e executa toda a infra-estrutura. A Companhia, por sua vez, repassa os recursos para a compra de cestas de material de construção e supervisiona as obras. Quem constrói as moradias, em regime de autoconstrução, são as próprias famílias contempladas no sorteio.

Investimentos locais: A CDHU já entregou em Álvares Machado, de 1995 até hoje, 115 moradias. Em toda a Região Administrativa de Presidente Prudente, no mesmo período, foram 9.857 unidades entregues. Desde 2003, foram viabilizadas 7.534 moradias, das quais 3.297 foram entregues e 4.237 estão em construção.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural, Quilombolas e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 até o momento, 232.442 unidades habitacionais.

De 2003 até hoje, já foram viabilizadas 123.574 novas moradias, resultado de um investimento de R$ 3,3 bilhões. Destas, 66.834 unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e  setembro de 2006, e 56.740 estão em produção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de  mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da CDHU