Habitação: CDHU realiza plantões de atendimento em Taquaritinga para negociação de dívidas

A equipe técnica da Companhia estará na Câmara Municipal para atender todos os mutuários inadimplentes do município

qui, 21/09/2006 - 18h15 | Do Portal do Governo

Nos  dias  25  e  26  de  setembro,  a  Companhia  de  Desenvolvimento Habitacional  e  Urbano  (CDHU)  realizará  plantões  de  atendimento  em Taquaritinga,   na   Região   Administrativa  Central,  para  agilizar  a

regularização  da dívida de mutuários inadimplentes. Os plantões têm como alvo  atender os 544 mutuários da Companhia nesse município que estão com prestações em atraso.O  atendimento  será realizado na Câmara Municipal, das 9 às 19 horas, por  uma  equipe  técnica  especialmente  treinada  para aplicar as novas medidas  de  combate  à  inadimplência adotadas pela Companhia.  A Câmara Municipal  está localizada na Praça Dr. Orácio Ramalho, nº 186, no centro

de Taquaritinga.

Essa é mais uma etapa do Programa Sempre em Dia, que tem como objetivo aumentar  a  arrecadação  e estimular a negociação do débito de mutuários inadimplentes.  Na  cidade  de  Taquaritinga,  a CDHU tem 1.139 contratos ativos.  No  entanto,  544  mutuários  estão  com mais de três prestações atrasadas, índice que representa 47% de inadimplência.

A  meta  é  diminuir  os percentuais de inadimplência não apenas nessa cidade,  mas em todo o Estado. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas  visando  melhorar as condições para a regularização de débitos e facilitar  o  pagamento.  Agora,  a  Companhia irá até os municípios como forma de agilizar o processo de negociação com os mutuários.

Entre  as  medidas  adotadas  pelo  programa  está a redução dos juros cobrados  por  atraso  em  todos os contratos ativos de 12,5 % para 3% ao ano.  O  mutuário  inadimplente também pode fechar um acordo e parcelar o débito com o pagamento de apenas uma parcela do montante em atraso.

Para  incentivar  o  recebimento  à  vista,  quem quitar a dívida terá isenção  total  dos  juros  de mora. Aos mutuários que já foram acionados judicialmente,   a   Companhia  estendeu  de  6  para  até  100  meses  o

parcelamento da dívida, a fim de evitar a retomada dos imóveis.

Paralelamente,  a  CDHU está credenciando, por meio de edital público, 216  escritórios  de  advocacia  no  Estado para promover ações judiciais contra os mutuários que insistirem em permanecer inadimplentes mesmo após as facilidades oferecidas.

Além  dos  plantões  de  atendimento, a CDHU oferece diversos serviços pela  Internet.  Acessando  o site www.cdhu.sp.gov.br, o interessado pode obter  informações sobre seu financiamento, emitir boletos de prestações, calcular  o  parcelamento de débito, realizar acordos e emitir parcela de amortização de débitos.

Por Marlene de Araujo da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

C.A.