Habitação: CDHU realiza plantões de atendimento em Adamantina para negociação de dívidas

A equipe técnica da Companhia estará no Centro de Capacitação Profissional para atender os mutuários inadimplentes do município

seg, 23/10/2006 - 22h02 | Do Portal do Governo

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realizará  plantões de atendimento em Adamantina, Região Administrativa de Presidente Prudente, para agilizar a regularização da dívida de mutuários inadimplentes.

Os plantões têm como alvo atender os 240 mutuários da Companhia nesse município que estão com prestações em atraso. O atendimento será realizado no Centro de Capacitação Profissional, das 9 às 18 horas, por uma equipe técnica especialmente treinada para aplicar as novas medidas  de combate à inadimplência adotadas pela Companhia.

O centro de capacitação está localizado na alameda Armando Sales de Oliveira, nº 51, no centro da cidade. Essa é mais  uma etapa do Programa Sempre em Dia, que tem como objetivo aumentar a arrecadação e estimular a negociação do débito de mutuários inadimplentes.

Em  Adamantina, a CDHU tem 974 contratos ativos. No  entanto, 240 mutuários estão com mais de três prestações atrasadas, índice que representa 24% de inadimplência. A  meta é diminuir os percentuais de inadimplência não apenas nessa cidade, mas em todo o Estado. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas  visando  melhorar as condições para a regularização de débitos e facilitar  o  pagamento. 

Agora, a Companhia irá até os municípios como forma de agilizar o processo de negociação com os mutuários. Entre as medidas adotadas pelo programa está a redução dos juros cobrados por  atraso em todos os contratos ativos de 12,5 % para 3% ao ano. O mutuário inadimplente também pode fechar um acordo e parcelar o débito com o pagamento de apenas uma parcela do montante em atraso. Para incentivar  o recebimento à vista, quem quitar a dívida terá isenção total  dos juros de mora.  Aos mutuários que já foram acionados judicialmente, a Companhia estendeu de 6 para até 100 meses o parcelamento da dívida, a fim de evitar a retomada dos imóveis.

Paralelamente, a CDHU está credenciando, por meio de edital público,  216 escritórios de advocacia no Estado para promover ações judiciais contra os mutuários que insistirem em permanecer inadimplentes mesmo após as facilidades oferecidas.Além dos plantões de atendimento, a CDHU oferece diversos serviços pela Internet.  Acessando  o site www.cdhu.sp.gov.br, o interessado pode obter  informações sobre seu financiamento, emitir boletos de prestações, calcular  o  parcelamento de débito, realizar acordos e emitir parcela de amortização de débitos.

Da CDHU