Habitação: CDHU lança programa de responsabilidade socioambiental

Programa tem finalidade de envolver os funcionários na criação de valores éticos que levem em consideração o socioambientalismo

sex, 24/11/2006 - 18h41 | Do Portal do Governo

A construção de moradias tem um impacto muito grande no meio ambiente, seja nos aspectos  sociais, econômicos e ambientais. Por isso, ao construir casas populares, cada vez mais a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) tem se preocupado com uma atuação mais ecológica, para cuidar melhor das pessoas e do planeta. Mais um passo nesse sentido será dado na próxima quarta-feira, 29 de novembro, com o lançamento do Programa de Responsabilidade Socioambiental, que nesse momento terá como público alvo os funcionários da Companhia.

A solenidade de lançamento terá início às 10h30, no auditório da CDHU, Rua Boa Vista, nº 170, no Centro da Capital. O evento, aberto ao público, prosseguirá até as 17h30, com as palestras dos professores João Salvador Furtado, do Programa de Gestão Estratégica da FIA/USP, Diane Pruneau da Universidade de Moncton do Canadá, e Thérèse Baribeau, do Ministério do Meio Ambiente do Canadá. Eles abordarão, respectivamente os temas: Responsabilidade Socioambiental em Empresas Públicas; Educação e Cidades Sustentáveis; e Pedagogia da Esperança e a Rede Ecowatch da Biosphére.

O próximo passo do programa, será a realização de palestras, cursos, oficinas, acompanhamento psicoterapêutico e atividades que integram corpo e mente (yoga, meditação, healing), entre outras voltadas aos funcionários. Todas atividades estarão ancoradas em conceitos de sustentabilidade, onde se trabalhará de forma integrada os módulos psico-emocional, educativo-ambiental, o físico-mental e o artístico-cultural, dando ênfase maior à educação e à saúde, visando a construção de comunidades saudáveis (interna e externamente). Os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com instituições da sociedade civil e por voluntários da própria Companhia.

A iniciativa tem como objetivo criar no âmbito da CDHU um comprometimento com um conjunto de valores éticos para a sustentabilidade social, ambiental e econômica. A expectativa da Companhia é construir, além das moradias, uma comunidade saudável internamente e nos conjuntos habitacionais, uma vez que são os funcionários os responsáveis diretos pelo projeto e pelo construção das habitações e pelo atendimento da população beneficiada, contribuindo de forma responsável com a preservação do habitat maior que é o planeta.

Da CDHU