Habitação: CDHU inicia licitações para 30 mil moradias populares na Região Metropolitana

nd

sex, 10/11/2000 - 17h49 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, 13/11/00, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – estará iniciando os primeiros 12 processos de licitação com potencial de construção de até 6 mil apartamentos, iniciando pela Zona Leste da capital.

Cada uma das concorrências contempla entre 120 e 500 unidades habitacionais em conjuntos dotados de infra-estrutura com guias e sarjetas, pavimentação, paisagismo, redes de água e esgoto e iluminação, com uma diversificação urbanística e arquitetônica que descaracteriza o rótulo de “casas populares”, integrando o conjunto à malha urbana da cidade. Os empreendimentos serão construídos pelas empresas vencedoras dos processos licitatórios.

Embora ainda não estejam definidos os locais que serão contemplados, a CDHU providenciou um mapeamento da região que foi dividida em 7 agrupamentos de acordo com a oferta e condições de terrenos. Neste primeiro momento, os bairros com potencial para serem atendidos são: Guaianases, Itaim Paulista, José Bonifácio, Parque do Carmo, Lajeado, São Miguel, Vila Curuça, Itaquera, Ponte Rasa, São Mateus, Sapopemba, Vila Jacuí, Artur Alvim, Cangaíba, Cidade Líder e Ermelino Matarazzo.

A abertura das propostas recebidas será no dia 31/01/2001. Os interessados em participar da concorrência poderão consultar e adquirir o edital de licitação na sede da CDHU à Av. Nove de Julho, 4.939 Bloco A Térreo, Jardim Paulista, São Paulo.

Em seguida, dia 15/11/2000 serão abertos mais 12 processos de licitação nos mesmos moldes. A meta é construir 30 mil unidades habitacionais na Região Metropolitana até 2002 com investimentos de R$ 705 milhões.

A expectativa da CDHU é emitir as primeiras ordens de início de serviço no segundo semestre do próximo ano, após a conclusão dos processos licitatórios. Atualmente, a empresa tem 43 mil unidades em obras. Desde janeiro de 1995, já foram entregues 131.837 moradias, um ritmo de atividade que confere à CDHU o status de empresa que mais constrói habitações populares no Brasil.