Habitação: CDHU entrega 1.008 apartamentos na Zona Leste da Capital

Entrega será no sábado e o investimento é de R$ 38,4 milhões

sex, 22/09/2006 - 11h38 | Do Portal do Governo

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Marcelo Cardinale Branco, entrega neste sábado, dia 23 de setembro, mais 1.008 apartamentos em São Paulo, no bairro de Guaianazes, na zona Leste. O investimento na construção dos imóveis é de R$ 38,4 milhões.

A entrega será às 10 horas, no Conjunto Habitacional Guaianazes B.19, localizado na Rua São Leopoldo, s/n°, altura do n° 1.100 da Estrada do Iguatemi. No total, serão entregues sete empreendimentos: A22 (140 apartamentos), A23 (168), A24 (140), B12 (112), B14 (168), B18 (112) e B19 (168) onde acontece a solenidade.

Os apartamentos possuem 51,10 m² de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As associações contempladas são as seguintes: Comunitária e Beneficente do Jardim Santa Adélia, Beneficente Construir, União dos Moradores das Vilas Antônio dos Santos, União e Adjacências, Sociedade Amigos do Jardim Sapopemba, Associação União José Bonifácio, Associação Beneficente das Mulheres da Vila Iolanda e o Movimento Terra de Deus, Terra de Todos .

Os sete conjuntos habitacionais juntos possuem 36 prédios, com sete andares cada, distribuídos em sete condomínios fechados com muros. No total, são 57.565,28 m² de área construída. Os empreendimentos têm paisagismo, urbanismo e estacionamento pavimentado com 488 vagas, além de toda a infra-estrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica e telefonia. Os moradores também vão ter à disposição sete centros de apoio comunitário. O processo construtivo foi realizado em estrutura de pré-moldado de concreto e com pintura dentro e fora dos imóveis.

O Mutirão Associativo é realizado pela CDHU em parceria com associações comunitárias. Nesta parceria, as associações indicam as famílias, contratam assessoria técnica, mão-de-obra especializada e administram as obras. Elas também podem adquirir o terreno e doá-lo à CDHU, desde que a operação seja previamente aprovada pela companhia.

A CDHU, por sua vez, executa a infra-estrutura, fornece ou aprova o projeto, repassa os recursos para a compra de material de construção e supervisiona as obras, que são realizadas pelos futuros moradores em regime de mutirão. O programa é destinado às famílias com renda entre um e dez salários mínimos, que residam no município há pelo menos três anos e que não sejam proprietárias de imóvel.

Nesse programa, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação equivalente a 15% da renda. Na entrega de domingo, 86,40% das famílias que receberão as chaves da casa própria se enquadram nessa faixa de rendimento.

Da CDHU