Habitação: CDHU e ONG Casa do Zezinho firmam parceria

Projeto piloto de arte-educação beneficiará comunidade do bairro União de Vila Nova, que está sendo urbanizado pela CDHU

qui, 24/08/2006 - 11h25 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) firmou parceria com a ONG Casa do Zezinho para desenvolver um projeto de arte-educação voltado a crianças e adolescentes da comunidade de União de Vila Nova, na zona Leste da Capital. O bairro está sendo urbanizado pelo Governo do Estado, com um investimento total de R$ 198,4 milhões. O projeto “Arte de União” começará na próxima semana com a realização de oficinas de arte em mosaico.

Durante duas semanas, serão realizadas oficinas para quatro turmas de 15 jovens da comunidade. Na terceira semana, será colocada em prática a técnica de confecção de mosaico, ensinada para revitalizar o túnel de entrada da comunidade, que será rebatizado de “Portal da União de Vila Nova”. As oficinas serão ministradas por técnicos sociais da Casa do Zezinho.

A idéia é que a entrada para o bairro, hoje um túnel escuro e sujo, seja transformada em um painel colorido e iluminado, para levantar a auto-estima dos moradores, fazendo com que se orgulhem da comunidade em que vivem e, assim, preservem e busquem cada vez mais melhorias para o local. “Este túnel sempre foi o símbolo da exclusão dos moradores de União de Vila Nova, pois atravessa-se o túnel e do lado do bairro não há asfalto, saneamento, nem iluminação pública, enquanto do outro lado, tudo funciona normalmente”, diz Saulo Garroux, coordenador de arte da Casa do Zezinho. “Começar esse projeto de revitalização pelo Portal simboliza a mudança de um lugar excluído para a entrada em um lugar espetacular”, conclui.

O projeto tem como objetivo o embelezamento do bairro e a conscientização dos jovens por meio da arte-educação, para integrá-los na revolução do bairro.

A técnica de mosaico foi escolhida por representar um trabalho construído por fragmentos e consiste em juntar um pedacinho de cada vida daqueles jovens e juntos montar um mosaico que represente algo expressivo para o grupo.

O mosaico do Portal terá como tema a biodiversidade existente anteriormente no local e trará desenhos sobre a fauna, flora e toda a riqueza ecológica que caracterizava a região antes de ser habitada. Essa é uma tentativa de recuperar junto com os jovens a antiga imagem do meio ambiente da região. O mosaico deverá ficar pronto até o final de setembro, mas o projeto prosseguirá revitalizando praças, muros e ruas do bairro.

Rodrigo Pinto

Da CDHU