Habitação: CDHU diploma 2ª turma do curso de agentes comunitários do Projeto Pantanal

Objetivo é formar na comunidade agentes multiplicadores de conceitos como cidadania, participação popular e meio ambiente

ter, 28/11/2006 - 13h54 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro, será diplomada a segunda turma do curso de Formação de Agentes Comunitários de Urbanização do Projeto Pantanal. A sessão solene de formatura ocorrerá às 19 horas, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), rua Boa Vista, nº 170, 2º SS. Estarão presentes o secretário de Estado da Habitação, Márcio Bueno, o presidente da CDHU, Edward Zeppo, e o diretor de ação regional, Valter Luiz Vendramin, que será o paraninfo da turma.

Durante a solenidade, os agentes comunitários da primeira turma, formada em 2005, farão apresentações de teatro e de cordel como forma de promover a integração com os novos agentes. Partilhando do mesmo sentimento, os formandos farão um juramento cantado, no qual se comprometerão a desenvolver um bom trabalho em conjunto com os agentes já formados e, também, com a equipe da CDHU. No local do evento, estarão expostas fotos e material artístico da memória do curso.

Serão diplomados nesse segundo curso, que começou em setembro de 2006, mais 45 representantes dos moradores da área de atuação do Projeto Pantanal, constituída pela União de Vila Nova, Vila Nair e Vila Jacuí, várzea do Rio Tietê, zona Leste da Capital. O trabalho faz parte de um conjunto de ações do Programa de Urbanização Integrada, desenvolvido pela CDHU, que tem o objetivo de promover a recuperação urbana e ambiental da região, levando infra-estrutura e qualidade de vida a quase 8 mil famílias que residem no local.

Eleitos pela própria população, os agentes comunitários de urbanização do Pantanal participaram semanalmente de oficinas para discutir temas como representação e participação popular, desenvolvimento social e democracia, informação e cidadania, educação e meio ambiente, entre outros. O principal objetivo é capacitá-los para atuar como multiplicadores desses conceitos perante toda a comunidade do Pantanal. Com isso, eles podem estimular a reflexão e o potencial criativo do grupo, a fim de formar uma rede de pessoas aptas a identificar problemas, propor soluções e envolver toda a comunidade no processo de urbanização do bairro.

Com a formação dos agentes, a Companhia, além de promover obras de urbanização e construir moradias em espaço físico, estimula o sentimento do morador de pertencer ao espaço e se reconhecer nele.

Da CDHU