Habitação: CDHU destina cinco casas para portadores de necessidades especiais em Terra Roxa

Candidatos passarão por perícia médica no dia 31 de outubro, no Centro de Saúde Laura do Val Cerve

qua, 25/10/2006 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está destinando cinco casas para portadores de necessidades especiais em Terra Roxa, Região de Barretos. Elas correspondem à cota de 13 unidades do empreendimento Terra Roxa G, com 173 unidades, destinada a esse público específico. Como apenas cinco famílias se candidataram, não será necessário a realização do sorteio. As demais oito moradias serão destinadas a suplentes da população em geral, sorteados em julho deste ano. Esse benefício a públicos específicos é parte de uma ação social da CDHU que assegura 7% de todas as moradias sorteadas pela companhia para famílias com membros portadores de deficiência e 5% para idosos.

Os contemplados serão submetidos a perícia médica. Os exames serão realizados na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, às 9 horas, no Centro de Saúde Laura do Val Cerve, Rua Valentim Silva, s/n°. Para ter direito à moradia, o laudo médico deve comprovar que a deficiência é grave e irreversível, de forma que impossibilite, dificulte ou diminua a capacidade de trabalho da pessoa ou a torne dependente de seus familiares, exigindo cuidados especiais.

As casas com 43,18 m² de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, estão orçadas em R$ 2,5 milhões. Elas serão viabilizadas pelo Programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto), realizado em parceria com os municípios. Por meio desse programa, a prefeitura doa o terreno à CDHU e executa toda a infra-estrutura. Por sua vez, a Companhia repassa os recursos para a compra de cestas de material de construção e supervisiona as obras. Quem constrói as moradias, em regime de autoconstrução, são as próprias famílias contempladas no sorteio.

Investimentos locais: A CDHU entregou em Terra Roxa, de 1995 até hoje, 411 unidades. Em toda a Região Administrativa de Barretos, no mesmo período, foram entregues 5.290 moradias. Outras 673 estão em construção.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Autoconstrução, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Atuação em Favelas e Áreas de Risco, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural, Quilombolas e Crédito Habitacional. Por intermédio deles, a Companhia entregou, de 1995 até hoje, 231.763 unidades habitacionais.

A partir de 2003, foram viabilizadas 122.867 novas moradias, resultado de um investimento de R$ 3,2 bilhões. Destas, 66.155 unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e setembro de 2006, e 56.712 estão em produção. Com isso, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de  mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Da CDHU