Habitação: CDHU assina termo de cooperação para remover famílias de favela em Santana de Parnaíba

Famílias que vivem em barracos na Favela Vila Esperanças vão morar em conjunto habitacional com infra-estrutura adequada

sex, 27/10/2006 - 15h44 | Do Portal do Governo

Mais uma favela deixará de existir na Região Metropolitana de São Paulo. As famílias que hoje vivem na Vila Esperança, em Santana de Parnaíba, serão transferidas para moradias dignas e terão um endereço. Para tanto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Edward Zeppo Boretto, e o prefeito do município, José Benedito Pereira Fernandes, assinaram nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, termo de cooperação que viabilizará a erradicação da favela.

Pelo documento, a CDHU destinará as 244 unidades habitacionais do seu primeiro empreendimento em construção no município para a erradicação da favela Vila Esperança.  As famílias vivem em situação extremamente precária e insalubre, mas quando forem transferidas terão um endereço registrado e fixo no Conjunto Habitacional.

No empreendimento, que está sendo construído em um terreno bem em frente da favela, no bairro Campo de Lola, a CDHU está investindo R$ 10,1 milhões. O conjunto possuirá 184 apartamentos,  24 casas sobrepostas e 36 sobrados. As unidades terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área construída entre 46,94 e 64,57m2. A previsão de entrega é julho de 2007.

A prefeitura ficará responsável pela mudança para o conjunto habitacional, quando a obra estiver concluída, e pelo acompanhamento social das famílias depois da transferência. Além disso, após a desativação da favela, a prefeitura construirá uma creche e equipamentos sociais esportivos no local e executará obras e serviços de reflorestamento.

A erradicação da Vila Esperança é mais uma iniciativa do Pró-Lar Atuação em Favelas e Áreas de Risco, programa desenvolvido pela CDHU para atender famílias que moram em áreas sem infra-estrutura ou que estão desabrigadas devido à ocorrência de calamidades públicas.

Outros investimentos – Em todo o Estado, a CDHU possui outros programas em andamento, além do Atuação em Favelas e Áreas de Risco, que fazem parte do Pró-Lar. São eles: Autoconstrução, Núcleo Habitacional por Empreitada, Atuação em Cortiços, Mutirão Associativo, Microcrédito Habitacional, Moradias Indígenas, Melhorias Habitacionais e Urbanas, Rural, Quilombolas e Crédito Habitacional. Por meio deles, a Companhia entregou, de 1995 até o momento, 231.763 unidades habitacionais.

De 2003 até hoje, já foram viabilizadas 122.867 novas moradias, resultado de um investimento de R$ 3,2 bilhões. Destas, 66.155 unidades foram entregues entre janeiro de 2003 e  setembro de 2006, e 56.712 estão em produção. Com isto, além de reduzir o déficit habitacional, a CDHU está garantindo a geração de  mais de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Marlene de Araujo

Da CDHU