Há 55 anos, o Instituto de Ortopedia do HC recebia os primeiros casos de pólio

Por causa da epidemia, foi inaugurado em 31 de julho de 1953 o Instituto de Ortopedia e Traumatologia

sáb, 23/02/2008 - 11h40 | Do Portal do Governo

No início da década de 1950, São Paulo experimentava uma epidemia de poliomielite anterior aguda (paralisia infantil). Coube ao governo do Estado de São Paulo, com auxílio de verba federal, construir e inaugurar, no dia 31 de julho de 1953, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), integrando o Complexo Hospital das Clínicas.

O novo instituto tinha a função de receber os casos de poliomielite anterior aguda, em fase de comprometimento respiratório. Para isso, contava com toda infra-estrutura necessária: respiradores e “pulmões de aço”.

Os pacientes com suspeita clínica desta afecção eram examinados e selecionados por médicos ortopedistas no pronto-socorro do IOT, que chegou a ter mais de 120 pacientes internados com necessidade de assistência respiratória constante.

Para o atendimento da paralisia infantil na fase aguda, foram reservados dois pavimentos do Instituto de Ortopedia que estavam, naquela época, constantemente ocupados por crianças portadoras da doença. “Foi um período de trabalho árduo, do qual temos lembranças muito vivas, pois ainda hoje temos dois pacientes internados decorrentes da poliomielite daquela época”, revela o doutor Nuno.