Guri Capital e Grande SP iniciam temporada de apresentações presenciais

Theatro São Pedro e Auditório do MASP recebem temporada de concertos presenciais do Guri Capital e Grande São Paulo

qui, 23/09/2021 - 9h04 | Do Portal do Governo

No mês de setembro, os Grupos Infantis e Juvenis do Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, iniciam a temporada de apresentações presenciais.

A Camerata de Violões do Guri faz a abertura da temporada no dia 25 de setembro, sábado, às 11h, no Theatro São Pedro. O grupo apresenta o programa Opinião, que traz músicas do espetáculo de mesmo nome, dirigido por Augusto Boal em 1964. A Camerata interpreta composições de Zé Ketti, João do Vale, José Cândido, Edu Lobo, Carlos Lyra e Vinicius de Moraes. A regência é de Thales Maestre.

Em seguida, às 11h30, é a vez do Regional de Choro apresentar o programa Prelúdios do Choro. Com a participação de Marcelo Candido, o grupo homenageia a alvorada do choro brasileiro e interpreta peças de Chiquinha Gonzaga, Sinhô, José Carvalho de Bulhões e João Adalto Silva.

Para encerrar a programação do sábado no Theatro São Pedro, a Big Band do Guri faz apresentação sob o comando de Paula Valente. O grupo apresenta um programa com composições como Xote das meninas, de Luiz Gonzaga, Vamos fugir, de Gilberto Gil e Johnny B Goode, de Peter Tosh, entre outras.

No dia seguinte, 26, domingo, a partir das 11h, os três grupos sobem ao palco do Auditório do MASP e apresentam o mesmo repertório. Todas as apresentações dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri Capital e Grande São Paulo têm entrada gratuita.

A programação completa está disponível em: http://gurisantamarcelina.org.br/ 

Grupos Infantis e Juvenis | Temporada 2021

SETEMBRO

CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI 

Thales Maestre, regência

PROGRAMA

ZÉ KETI
Opinião [arr: Thales Maestre]

JOÃO DO VALE / JOSÉ CÂNDIDO

Carcará [arr: Thales Maestre]

EDU LOBO
Boranda [arr: Thales Maestre]

CARLOS LYRA / VINICIUS DE MORAES
Marcha da Quarta Feira de Cinzas [arr: Thales Maestre]

Data: 25 de setembro, sábado, 11h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo

Data: 26 de setembro, domingo, 11h

Local: Auditório do MASP

Endereço:  Av. Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo

ENTRADA GRATUITA

 

REGIONAL DE CHORO DO GURI 

Prelúdios do Choro 
Marcelo Candido, regente

PROGRAMA

JOSÉ CARVALHO DE BULHÕES

Irresistível [arr: Marcelo Candido]

CHIQUINHA GONZAGA
Gaúcho, Corta Jaca [arr: Marcelo Candido]

JOÃO ADALTO SILVA
O Rebolado da Vovó [arr: Marcelo Candido]

SINHÔ

Jura [arr: Marcelo Candido]

Data: 25 de setembro, sábado, 11h30

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo

Data: 26 de setembro, sábado, 11h30

Local: Auditório do MASP

Endereço:  Av. Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo

ENTRADA GRATUITA 

 

BIG BAND INFANTO JUVENIL DO GURI
Paula Valente, regente

PROGRAMA

LUIZ GONZAGA / ZÉ DANTAS

Xote das meninas [arr: Paula Valente]

JOÃO DO VALE
Pisa na Fulô [arr: Paula Valente]

GILBERTO GIL / LIMINHA

Vamos fugir [arr: Paula Valente]

PETER TOSH 
Johnny B Goode [arr: Paula Valente]

Data: 25 de setembro, sábado, 12h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo

Data: 26 de setembro, domingo, 12h

Local: Auditório do MASP

Endereço:  Av. Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo

ENTRADA GRATUITA

 

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 44 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 44 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.