Guri busca patrocinadores para novos projetos

Informatização dos pólos e criação de acervo de literatura e música são algumas das ações

qui, 29/05/2008 - 12h27 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, organização que promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio da música, acaba de lançar um programa de aprimoramento de seus serviços que será implantado durante todo o ano de 2008. Os destaques da iniciativa ficam por conta da informatização dos mais de 337 pólos abertos à comunidade e do incentivo à formação complementar à sala de aula por meio da criação de acervos infanto-juvenis de literatura e música, para ser utilizado por alunos e familiares.

Segundo Alessandra Costa, diretora-executiva do projeto, depois da expansão contínua de pólos e alunos desde sua fundação, em 1995, agora é a vez de aprimorar os trabalhos desenvolvidos. “A informatização dos pólos servirá como ferramenta para incrementar a gestão do projeto em diversos aspectos: o administrativo, o educacional e o social. Será um facilitador para traçarmos melhor o perfil do público que atendemos e para avaliar a eficiência de nosso desempenho nessas três áreas. Já o projeto dos acervos faz parte de um programa mais amplo de atividades com foco na formação complementar, que tem por objetivo se expandir para fora das salas de aula, permitindo aos alunos e seus familiares terem acesso a outras formas de expressão cultural”, observa. 

Informatização de pólos – A falta de equipamentos básicos de informática impede a agilidade no fluxo de informações entre os 337 pólos abertos do Projeto Guri e sua sede em São Paulo. Informações como fichas de inscrição, lista de presença, controle de instrumentos e patrimônios, entre outras, são fundamentais para o gerenciamento e aprimoramento do trabalho desenvolvido na organização. Por isso, o objetivo é construir um sistema informatizado e integrado de gestão que facilitará, por exemplo, o atendimento social e pedagógico oferecido, além do levantamento de dados gerais e pesquisas sobre o projeto.

Entre as informações que serão gerenciadas pelo sistema, destacam-se: cadastro e matrícula de alunos, controle de patrimônio, gestão financeira e contábil, gestão de compras e recursos humanos, calendário de eventos e acompanhamento de instrumentos sociais, como ficha de saúde, ocorrências e dados familiares. Os equipamentos necessários para cada um dos pólos são microcomputador, caixa de som, gravador de CD, leitor de DVD, impressora jato de tinta e no break.

Como parte específica das diversas iniciativas de aprimoramento de suas atividades, o Projeto Guri já iniciou um trabalho de desenvolvimento e criação de um vasto acervo cultural para cada um dos 337 pólos. O acervo inicial terá livros sobre música e artes em geral (biografias e teoria, entre outros), CDs e DVDs, e será acompanhado de uma apostila com sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores.

Os educadores serão verdadeiros “agentes de leitura”, incentivando alunos e familiares a utilizar os recursos do acervo como forma de expandir conhecimentos culturais. “A ampliação do repertório cultural dos jovens atendidos potencializará a missão do projeto, ou seja, a inclusão sociocultural de crianças e jovens, por meio da música. O estímulo à literatura e ao aprofundamento na música, que será proposto aos alunos e seus familiares no seu tempo livre, contribuirá com o aprimoramento do seu processo educacional e sua integração com a comunidade”, avalia Alessandra. 

Parcerias – Em todos os locais em que está presente, o Projeto Guri utiliza os mesmos procedimentos administrativos e didáticos que o tornam uma instituição sociocultural responsável, com resultados concretos. Para tanto, a cada implantação de um novo pólo ou programa, a sobrevivência e o sucesso do projeto só são possíveis devido às parcerias estabelecidas, como a colaboração de pessoas físicas e empresas privadas.

Para a implantação dos programas de informatização e criação de acervos de literatura e música, o Projeto Guri busca parcerias com organizações sustentáveis e conscientes de sua responsabilidade social e empresarial na construção de uma sociedade estável e eqüitativa.

Os patrocinadores podem colaborar com recursos financeiros ou doação dos itens previstos nos projetos, desde que estejam novos. Empresas privadas, que queiram contribuir e associar a sua imagem a uma organização reconhecida por desenvolver um dos principais programas socioculturais do País, devem entrar em contato com Renata Truzzi, coordenadora de Desenvolvimento Institucional, pelo telefone (11) 3363-3355, ramal 440. 

Do Projeto Guri