Guia ensina jovens a captar patrocínio para projetos culturais

O objetivo é ajudá-los a viabilizar financiamento para suas produções

qui, 18/12/2008 - 9h06 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Programas para a Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Estado lançou neste mês o Guia de apoio cultural – passo a passo. A publicação apresenta glossário do jargão técnico utilizado nos editais e lista detalhada dos principais programas públicos que selecionam e patrocinam projetos culturais: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Programa de Ação CulturalPrograma para a Valorização de Iniciativas CulturaisProjeto Ocupação, Fundo para Co-patrocínio de Primeiras Obras, Caixa Cultural.

O objetivo é ajudar jovens artistas a viabilizar a captação do patrocínio para suas produções. Essa atividade exige entrar em contato com encaminhamentos burocráticos que nem sempre são de domínio da juventude. O guia foi elaborado a partir do estudo das necessidades dessa parcela da população, levantadas em encontros com gestores da juventude de várias cidades paulistas.

Festival – O lançamento do guia ocorreu durante o 2º Festival da Juventude Paulista, que teve como tema central a cultura. O evento buscou promover e valorizar iniciativas culturais desenvolvidas por e para jovens, além de discutir as políticas públicas que têm como foco a juventude brasileira. O festival foi realizado em parceria com as secretarias estaduais de Cultura e de Justiça e Defesa da Cidadania, e teve o apoio do Centro Cultural de Juventude de São Paulo e Centro de Referência de Juventude Estação Jovem de São Caetano do Sul.

Da Agência Imprensa Oficial