Guia ensina jovens a buscar patrocínio cultural

Publicação é uma iniciativa da Coordenadoria de Programas para a Juventude

qui, 04/12/2008 - 8h10 | Do Portal do Governo

Entre uma câmera na mão, uma idéia na cabeça e a exibição da obra cinematográfica propriamente dita – só para ficar num exemplo clássico – há sempre um longo caminho a percorrer. Esta jornada passa necessariamente pela questão financeira e a captação de patrocínio, o que exige entrar em contato com uma burocracia nem sempre dominada pelos jovens artistas.

Foi pensando nisso – e a partir do levantamento das necessidades desta parcela da população levantadas em encontros com gestores da juventude de várias cidades paulistas – que a Coordenadoria de Programas para Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Estado de São Paulo produziu o Guia de Apoio Cultural – Passo a Passo, lançado oficialmente no último dia 2 como parte da programação do II Festival da Juventude Paulista.

Coordenado por Mariana Montoro Jens, o guia traz um glossário do jargão técnico normalmente utilizado nos editais e uma lista detalhada dos principais programas públicos que selecionam e patrocinam projetos culturais: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Programa de Ação Cultural, Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, Projeto Ocupação, Fundo para Co-patrocínio de Primeiras Obras, Caixa Cultural.

Traz, também, a descrição de alguns programas promovidos pela iniciativa privada, como Correios, Comgás, Embratel, Wal-Mart, Grupo Votorantim, Furnas e Oi.

O Festival

Realizado entre os dias 1 e 3 de dezembro, o II Festival da Juventude Paulista teve como tema central a Cultura e, como objetivo, promover e valorizar iniciativas culturais desenvolvidas por e para jovens e ainda discutir as políticas públicas que tenham como foco a juventude brasileira.

A programação contou, à noite, com apresentações artísticas e culturais, no Memorial da América Latina, promovidas por grupos juvenis paulistas, tais como orquestra de metais e berimbaus, grafite, dança, música e teatro. Durante o dia, organizou debates entre gestores de juventude de vários municípios e lançamento de duas publicações: o Guia de Apoio Cultural – Passo a Passo e o Encontros Regionais de Políticas Públicas da Juventude – Resultados e Perspectivas.

O II Festival da Juventude Paulista contou com a parceria das secretarias estaduais de Cultura e de Justiça e Defesa da Cidadania, e apoio do Centro Cultural de Juventude de São Paulo e Centro de Referência de Juventude Estação Jovem de São Caetano do Sul.