Guarulhos recebe ônibus intermunicipais para usuários com baixa mobilidade

Veículos foram entregues pela EMTU na quarta-feira, 16

qui, 17/05/2007 - 14h08 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, destacou durante o evento o compromisso do governo estadual de investir cada vez mais nos transportes metropolitanos.

O Consórcio Internorte, que opera as linhas intermunicipais metropolitanas em Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel, entregou nesta quarta-feira (16) 123 ônibus novos à população. Os veículos substituem outros mais antigos e, desse total, 55 possuem dispositivos para facilitar o embarque e desembarque de passageiros com baixa mobilidade.

A inclusão de ônibus novos no sistema de transporte intermunicipal metropolitano está prevista no contrato de concessão assinado com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) , o qual determina que a idade média da frota da área de operação não deve ultrapassar seis anos da data de fabricação. No caso do Internorte, a média é de 3,5 anos.

O secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, disse que os investimentos em renovação de frotas fazem parte do compromisso do governo estadual de proporcionar à população um transporte metropolitano de qualidade. “Guarulhos é a cidade mais populosa da Grande São Paulo e, pela sua importância, estão previstos importantes projetos de integração de transporte com a capital.”

O presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira de Almeida, acredita que, “com o esforço conjunto do estado e das concessionárias, o transporte terá mais qualidade e permitirá a mobilidade e acesso a todos sem qualquer distinção”. O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, comemorou a ocasião da entrega como um “dia de acesso à cidadania”, por conta da inclusão dos ônibus com elevadores e rampas.

Dos 55 ônibus do consórcio Internorte adaptados para pessoas com deficiência, dois são “low center” (rebaixamento central) com rampa escamoteável ou basculante, uma nova tecnologia no mercado para atender este usuário. Os ônibus restantes, com elevador, possuem box para a acomodação de cadeira de rodas com cinto de três pontas retrátil, sistema de travamento que garante a segurança do passageiro, por ser resistente à aceleração e às movimentações laterais do veículo.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos