Pronto-socorro do Hospital Padre Bento de Guarulhos recebe ampliação

Intervenções permitem melhoria das condições de trabalho, atendimento imediato de casos graves e acesso exclusivo para ambulâncias

sex, 03/03/2017 - 12h56 | Do Portal do Governo

Os moradores da cidade de Guarulhos acabam de ganhar mais um reforço na área da saúde. As obras de ampliação do pronto-socorro do Complexo Hospitalar Padre Bento foram entregues nesta sexta-feira (3) pelo governador Geraldo Alckmin. Com a reforma, o número de leitos mais que triplicou, saltando de 8 para 27 vagas destinadas aos atendimentos de média e alta complexidade.

“Estamos multiplicando por nove o tamanho das instalações, de 250 m² para 2300 . Super bem instalado, moderno, bem equipado. A cidade de Guarulhos também ganhou a Rede Hebe Camargo, então, passamos a ter aqui não só quimioterapia, mas também a radioterapia. Por conta disso, nenhum paciente precisa ir para São Paulo, faz todo tratamento na própria cidade”, explicou o governador.

As intervenções realizadas permitem a melhoria das condições de trabalho e acolhimento, o atendimento imediato de casos graves e o acesso exclusivo para ambulâncias, garantindo a segurança e privacidade dos pacientes.

O investimento total de R$ 14,7 milhões possibilitou a ampliação do pronto-socorro, a reforma da passarela de interligação e a restauração do Pergolado. Além disso, foram adquiridos equipamentos e mobiliários em geral, como eletrocardiograma, mesa cirúrgica, aparelho de raio-x, armários e cadeiras de rodas, entre outros.

Será efetivada ainda a contratação de 12 profissionais de saúde para operacionalizar e gerenciar parte dos novos leitos. A equipe interdisciplinar inclui sete cirurgiões gerais e cinco socorristas.

O funcionamento do pronto-socorro do Padre Bento atenderá as diretrizes preconizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, o setor do hospital irá priorizar os casos graves e gravíssimos de pacientes levados por serviços de resgate ou transferidos de outras unidades de saúde.

Desta forma, o atendimento aos casos mais simples, considerados de baixa complexidade, serão absorvidos pelas unidades de saúde municipais, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades 24 horas dos municípios.