Guarulhos construirá Parque Tecnológico em área cedida pelo Estado

Objetivo é incentivar a construção de centros de conhecimento e fomento à ciência e tecnologia em São Paulo

qui, 20/02/2014 - 17h12 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 20, o Governo de São Paulo transferiu ao município de Guarulhos duas áreas que somam 267 mil m²: uma delas, de 125 mil m², está localizada no Jardim Santa Helena e a outra, de 142 mil m², fica próxima à rodovia Ayrton Senna e pertencia à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), companhia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes. No local será instalado o Parque Tecnológico de Guarulhos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Assinamos hoje a escritura, com o prefeito [de Guarulhos] Sebastião Almeida, transferindo para o município 267 mil m². 125 mil m² foram dados em pagamento pelo IPTU [não quitados pela Dersa] – e como a área até vale um pouco mais, a Dersa ficou com alguns créditos de IPTU – e cedemos também uma área verde, que é da Dersa e atende os requisitos para o Parque Tecnológico de Guarulhos”, disse o governador Geraldo Alckmin.

photonews

A iniciativa de ceder a área é uma forma de incentivar a construção de centros de conhecimento e fomento à ciência e tecnologia no Estado. A partir do SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos), programa do governo paulista, foram criados cinco parques com credenciamento definitivo, 14 provisórios e nove iniciativas em fase de pré-credenciamento.

“Nós temos no Estado inúmeros Parque Tecnológicos, comandados por OS (Organizações Sociais de objetivo específico), mas o Estado faz o credenciamento e apoia. Plano diretor, estudos do Parque Tecnológico, se houver necessidade, recursos para infraestrutura. No caso de Guarulhos [o parque] já começa forte, porque a incubadora de empresas vai para lá. Então ele já começa com mais de 30 empresas”, completou o governador.

Outros anúncios

Alckmin revelou também que o Governo do Estado auxiliará a prefeitura de Guarulhos na construção de uma ponte sobre o Rio Tietê, com metade dos custos da obra. “Vamos verificar quem licita a obra e vamos adiantar todos os licenciamentos ambientais, que agora é licenciamento único na Cetesb”, declarou o governador.

Do Portal do Governo do Estado