Guarujá recebe filial do Instituto Emílio Ribas

Unidade hospitalar com 51 leitos supre a demanda de nove municípios para doenças infectocontagiosas

sex, 21/06/2013 - 18h44 | Do Portal do Governo

O município do Guarujá recebeu uma “filial” do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital especializado em doenças infectocontagiosas da capital. A unidade atende aos nove municípios da Baixada Santista.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Pela primeira vez, o Hospital Emílio Ribas sai de São Paulo para vir para o Guarujá. Uma referência para os nove municípios da Baixada. Mais um hospital público, 100% gratuito e de qualidade que inauguramos. O maior e melhor hospital de moléstias infectocontagiosas da América Latina”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Com a reforma do prédio onde funcionava a antiga maternidade Ana Parteira, o Emílio Ribas Guarujá – Baixada Santista possui 51 leitos, dos quais 17 de terapia intensiva (UTI).

A “filial” do Emílio Ribas dará suporte referenciado aos pacientes encaminhados dos hospitais de toda a região da Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infecciosas como Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe, hepatites, entre outras que ocorrem na região, especialmente no verão.

Cerca de dois mil pacientes ao ano serão atendidos pelo hospital. A unidade vai oferecer exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, ultrassonografia e endoscopia. A meta é realizar cerca de 10 mil exames mensais.

Ao todo, os investimentos somam R$ 20 milhões. Os nove municípios da Baixada Santista têm uma população de dois milhões de habitantes, número que pode chegar a sete milhões nos períodos de férias.

Do Portal do Governo do Estado