Guarapiranga se torna principal sistema produtor de água de São Paulo

Cantareira teve redução de 56%, volume suficiente para abastecer aproximadamente 5,3 milhões de pessoas no mês

seg, 09/03/2015 - 18h22 | Do Portal do Governo

O Sistema Guarapiranga passou o Cantareira e se tornou o maior fornecedor de água de São Paulo. Em fevereiro deste ano, o Cantareira produziu em média 14,03 m³/segundo, contra 14,49 m³/s do Guarapiranga, seguidos pelo Alto Tietê, que entregou 11,04 m³/s no período. Pela primeira vez desde o início da sua operação, em 1973, o Sistema Cantareira deixou de ser o maior produtor de água do Estado.

O resultado vem de um conjunto de ações que a Sabesp vem desenvolvendo ao longo dos últimos 12 meses, como interligação de mananciais que reduziram a dependência do Cantareira e ampliaram a produção do Guarapiranga. Em fevereiro, o programa de bônus, teve adesão recorde de 81% e outras iniciativas como a cobrança de tarifa de contingência, resultaram em economia de água suficiente para abastecer aproximadamente 5,3 milhões de pessoas durante o mês, o equivalente a cidade do Rio de Janeiro.

Comparando a produção de fevereiro de 2014 com fevereiro de 2015, a retirada de água do Cantareira teve uma redução de 56%, o que significa uma economia de 17,74 m³/s no mês.

Do Portal do Governo do Estado