Grupo português Chapitô é atração do programa Cena Estrangeira

Apresentações estão programadas para os dias 8, 9 e 10 no Teatro Sergio Cardoso, Capital

qua, 10/10/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

Deus criou Adão e Eva ou simplesmente os encontrou? Será que a falta de espaço na arca de Noé foi a verdadeira causa da extinção dos dinossauros? Essas são algumas das perguntas feitas pela Companhia Chapitô em sua bem humorada peça O Grande Criador. O grupo português se apresenta no palco do teatro Sérgio Cardoso dias 8, 9 e 10, sempre às 21h.

As apresentações fazem parte do programa Cena Estrangeira, da Secretaria Estadual da Cultura e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), que traz a São Paulo espetáculos internacionais de passagem pelo Brasil. Isso ocorre graças à parceria com o Núcleo Internacional dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil, que coordena os seis principais festivais realizados no país, como os de Londrina, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro.

O Grande Criador é uma comédia visual que retrata um Deus humanizado e confrontado com os problemas relativos à criação do mundo, do homem, sua evolução e sua constante busca pela perfeição.

O espetáculo é o último da Trilogia de Reciclagem, de autoria do grupo português, que já montou Dom Quixote e Talvez Camões. As peças apresentam cenários com poucos recursos, onde tudo se recicla, se transforma em algo inesperado e onde os atores mudam de personagem alterando apenas um adereço, estimulando, assim, a imaginação do espectador.

Um dos objetivos da Companhia é a capacidade de criar uma comunicação com qualquer público que esteja assistindo à peça, por isso uma de suas características é o uso intenso de gestos e mímicas. ”O nosso propósito é fazer um teatro universal, quebrando as barreiras da língua e das referências culturais. Ao escolhermos temas universais, estamos escolhendo referências comuns a todos e é sobre esse aspecto comum a todos que se pode fazer um humor mais universal”, afirma Rui Rebelo, um dos atores da peça.

“Apelar à imaginação é a nossa forma de fazer teatro, pois é como construímos os nossos espetáculos. É uma espécie de regresso à infância em que a imaginação nos coloca onde quisermos e onde não há impossíveis”, completa Rui, que também é um dos co-fundadores da Companhia.Além das performances nos palcos e picadeiros – outra forma de comunicação com o público muito utilizado pela Companhia são as artes circenses – de todo o mundo, a ação social é outro grande trabalho desenvolvido pelo Chapitô. Entre seus projetos, conta com o Animação em Ação, que visa estimular os interesses culturais de jovens que se encontram sob a tutela da Justiça, oferecendo aulas de circo e capoeira, entre outras coisas, e o projeto Residência Aberta, que acompanha a integração dos jovens na sociedade.

SERVIÇO

Projeto Cena Estrangeira

O Grande Criador – Companhia do Chapitô

Dias 8, 9 e 10/10, às 21h

Ingressos: R$ 10 e meia-entrada

Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

Tel: (11) 3288-0136

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)