Grupo estuda navegação do Rio Tietê na região metropolitana de SP

O grupo deve começar a apresentar os primeiros resultados dentro de 120 dias

qui, 12/03/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e o Departamento Hidroviário estão iniciando os estudos para implantação da navegação do rio Tietê na Região Metropolitana de São Paulo.

O Superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Felix, e o Diretor do DH, Frederico Bussinger, assinam nesta quinta-feira, 12, uma portaria criando um grupo de trabalho com a missão de integrar os estudos já existentes à nova conformação física da calha do Tietê; os projetos de macrodrenagem e de preservação das várzeas do rio no trecho acima da barragem da Penha. O grupo deverá também definir as diretrizes de projeto e para implantação de uma eclusa na barragem da Penha. O grupo deve começar a apresentar os primeiros resultados dentro de 120 dias.

“A navegação comercial do rio Tietê no trecho da Região Metropolitana de São Paulo, com transporte de cargas e passageiros, é um tema que vem sendo discutido há bastante tempo pela comunidade técnica. A criação desse grupo de trabalho vai permitir estabelecermos as diretrizes técnicas para viabilizar esse projeto”, destaca Ubirajara Tannuri Felix.

A assinatura do documento será realizada às 15h30, na sede do DAEE – Rua Boa Vista, 170 – bloco 5 – 11o andar.

Da Secretaria de Saneamento e Energia/DAEE