Grupo de robótica da USP oferece palestras virtuais para escolas

Com o Disque Robótica, unidades de todo o Brasil podem solicitar palestras a distância que explicam sobre carreiras de Exatas

ter, 14/07/2020 - 19h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Jornal da USP/Arquivo pessoal/Leandro Silva

Para incentivar o ingresso nas carreiras de ciências exatas aplicadas, explicar como funcionam aplicações de robótica na graduação e esclarecer sobre o processo de exame vestibular, os estudantes do Grupo Semear da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) criaram o Disque Robótica.

O projeto oferece gratuitamente bate-papos e palestras virtuais para turmas de segundo e terceiro anos do Ensino Médio de escolas de qualquer localidade do Brasil. Para participar, as escolas devem se cadastrar pelo formulário online para programar um dia e horário.

“Consideramos muito importante esse contato dos estudantes de graduação com os alunos de Ensino Médio, pois nessas interações conseguimos tirar muitas dúvidas que eles têm sobre o vestibular, a universidade, os cursos e oportunidades, além da robótica”, explica ao Jornal da USP Leandro Silva, presidente do Grupo Semear e estudante de Engenharia de Computação na USP em São Carlos.

DownloadDivulgação/Jornal da USP/Denise Casatti/ICMC

Estímulo

De acordo com Leandro, apesar de gostarem de tecnologia, muitos jovens acabam sendo desestimulados nas áreas de Ciências Exatas e nem sequer consideram cursar engenharia ou cursos relacionados, ainda mais na USP.

“Um fator complicador foi a pandemia de COVID-19. Uma pesquisa mostrou que 49% dos jovens pensaram em nem mesmo prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. O Disque Robótica veio como uma alternativa em tempos de isolamento social para interagir diretamente com os estudantes de ensino médio e os incentivar a prestarem os vestibulares e entrarem em cursos de exatas e exatas aplicadas”, destaca.

Qualquer educador – professor, coordenador, diretor ou outro cargo de educação – pode solicitar as palestras ao grupo Semear. A proposta inicial é de que em menos de três dias após a solicitação pelo formulário online os organizadores entrem em contato para combinar uma data e horário com a escola. O projeto está previsto para funcionar até setembro e tem o envolvimento inicial de dez estudantes, número que pode ser ampliado conforme a demanda.

Sobre o Semear

O Semear (Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica) é um grupo extracurricular de robótica e projetos em engenharia com mais de 70 alunos de graduação em Engenharia da USP São Carlos.

O objetivo do grupo é completar a formação acadêmica e profissional de seus membros, além de gerar e compartilhar o conhecimento com seus programas de ensino e extensão, desenvolvimento de projetos tecnológicos e participação em competições de robótica.

Para fazer a inscrição no Disque Robótica, basta acessar: bit.ly/disquerobotica. O e-mail do projeto é semear@eesc.usp.br.