Grupo de Prevenção ao Crime registra mais de 360 denúncias

GPC foi criado há 5 meses em Mogi das Cruzes como canal direto entre população e polícia

qui, 30/08/2007 - 12h11 | Do Portal do Governo

Desde março deste ano, o GPC (Grupo de Prevenção ao Crime) oferece aos municípios da Seccional de Mogi das Cruzes um canal direto entre população e polícia no combate ao crime. O GPC foi criado há cinco meses por uma portaria baixada pelo delegado seccional Carlos José Ramos da Silva e visa aproximar a comunidade da polícia e agilizar nas investigações. O serviço abrange os municípios da região de Mogi das Cruzes (Suzano, Poá, Salesópolis, Guararema, Biritiba- Mirim, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos).

O serviço já recebeu mais de 360 denúncias e os casos mais comuns são tráfico de entorpecentes, máquinas caça-níqueis e informações de pessoas procuradas. Segundo a delegada assistente Valéria Belmonte Moreira, as denúncias recebidas referentes casos de captura de procurados, tiveram 70% de casos solucionados e tráfico de drogas 40%.

O GPC é composto por 11 policiais e coordenado pela delegada Valéria Moreira. Os policiais são distribuídos entre os oito municípios e foram escolhidos pela integração com a comunidade, pois a maioria freqüentava Conselhos Municipais de Segurança (Consegs) e reuniões de bairros.

As denuncias podem ser realizadas por meio do número 197 ou pelo e-mail (mcruzesdenuncia@gmail.com) a ligação é gratuita e o sigilo absoluto. Além disso, todas denúncias são registradas e o denunciante recebe uma senha para saber o andamento do caso. O prazo mínimo de resolução é de 40 dias e o máximo 60 dias.

O GPC também realiza reuniões com as lideranças de comunidades dos municípios participantes para divulgar o trabalho e se integrar com a população. Até o momento já foram realizadas três reuniões nos município de Poá, Suzano e Itaquaquecetuba. “A última providência tomada foi enviar cartazes do GPC para os prefeitos dos municípios, para que o trabalho seja divulgado”, declarou Valéria.

No momento, o objetivo da delegacia seccional de Mogi das Cruzes, além da divulgação do GPC, é apontar mais um representante para auxiliar no trabalho em cada município. “Tudo que vem para auxiliar a população é muito benéfico. O fato de saber que pode contar com a polícia gera uma aproximação entre o policiamento e a comunidade, e nós estamos aqui para prestar o melhor serviço possível”, finalizou a delegada.

Da Secretaria de Segurança Pública