Grupo de oficiais Bombeiros ampliam formação com curso de Engenharia Civil

Iniciativa visa aprimorar serviços prestados à população

sex, 29/06/2007 - 13h02 | Do Portal do Governo

Desde o início de 2006, um grupo de 97 oficiais do Corpo de Bombeiros está cursando Engenharia Civil na Universidade de Guarulhos. A decisão de retornar ao banco escolar para reforçar a formação superior foi espontânea, bancada pelos próprios alunos e não trará reajustes de vencimentos. Reúne profissionais da capital, ABC e de regiões próximas – Baixada Santista, São José dos Campos e Campinas. Em janeiro de 2008, os 83 oficiais da ativa e os 14 da reserva terão em mãos seus novos diplomas acadêmicos.

A iniciativa tem o apoio dos comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) e considera o fato de os oficiais já terem formação universitária. Todos passaram pela Academia do Barro Branco, da PM: um curso superior de quatro anos em período integral com jornada de 2,5 mil horas-aula. Do histórico escolar do grupo constam disciplinas específicas de bombeiros e também da área de engenharia, estas ministradas pela Fatec, como Cálculo I, Física Aplicada I (Mecânica) e II (Termodinâmica), Química, Instalações Elétricas Prediais e Urbanas, Desenho, Resistência dos Materiais, Construção Civil, Microinformática e Mecânica dos Fluidos.

Um dos líderes do grupo é o tenente-coronel Ivan Mano Neves, do 5º Grupamento de Bombeiros, que atua nas regiões de Guarulhos e do Alto Tietê. É um dos alunos mais aplicados e também um dos responsáveis por incentivar colegas a se matricularem juntos na mesma universidade. “Muitas situações enfrentadas pelos bombeiros no cotidiano englobam questões práticas e ligadas a atividades de engenharia, nas áreas civil, mecânica e de segurança. Assim, este retorno à universidade está ampliando a formação superior da tropa e melhorando o serviço prestado à população”, afirma.

O tenente-coronel Neves lembra, ainda, que o estudo realizado fora do horário de trabalho resgata uma antiga tradição dos bombeiros paulistas. “É um costume dos oficiais da reserva repassar experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira para os demais. Essa transmissão é realizada com a participação em diversas comissões de estudo mantidas pela corporação. E visam à constante atualização e aperfeiçoamento de normas e táticas utilizadas”, destaca.

Segundo o coronel Manoel Antonio da Silva Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros e também aluno, “a realização tem dimensão que por certo marcará a história da evolução técnica da corporação no Estado. E a formação superior garantirá mais qualidade nas áreas de prevenção, emergenciais e de combate a incêndios”, finaliza.

Rogério Silveira

Da Agência Imprensa Oficial