Grupo de estudantes visita assentamento de Araraquara

Alunos foram recepcionados na Escola do Assentamento Monte Alegre VI pela diretora, professores, alunos e por técnicos do Itesp

sáb, 13/10/2007 - 14h48 | Do Portal do Governo

A exemplo de outras escolas da capital em anos anteriores, no dia 21 de setembro um grupo de 90 pessoas, composto de alunos da 5ª série, professores e guias da Escola Pueri Domus, de São Paulo, visitaram o Assentamento Monte Alegre, em Araraquara.

A atividade faz parte do programa pedagógico da escola, que realiza diversos estudos de campo e está incluindo entre suas atividades anuais visita e estudo sobre a agricultura e a questão agrária. A atividade da escola tem despertado muito interesse dos alunos e professores pelo assunto.

Pela manhã, os alunos foram recepcionados na Escola do Assentamento Monte Alegre VI pela diretora Dirce, professores, alunos e por técnicos do Itesp de Araraquara, que fizeram uma palestra sobre as ações institucionais e a política de assentamentos e responderam dúvidas e questionamentos dos alunos. Houve, ainda, apresentação de poesia e música dos alunos da Escola Profª Maria de Loudes da Silva Prado, que integra o programa municipal das escolas do campo de Araraquara.

Em seguida, com o apoio dos técnicos do Itesp e divididos em subgrupos, os alunos visitaram as agrovilas e alguns lotes do assentamento Monte Alegre III e V e do Bueno de Andrada e as área comunitárias. Os alunos se interessaram em conhecer a realidade do assentamento, especialmente em relação à produção diversificada que encontraram. Surpresos com a receptividade da comunidade, fizeram entrevistas com os moradores, registros fotográficos e anotações para serem debatidas em sala de aula.

Como a visita coincidiu com o Dia da Árvore, os técnicos do Grupo Técnico de Campo do Itesp de Araraquara forneceram mudas de espécies nativas para serem plantadas nos locais visitados.

A Escola Pueri Domus está programando uma nova visita ao assentamento, com mais 90 alunos, completando o ciclo de visitas do currículo escolar. A avaliação dos técnicos é que os alunos mudam a sua visão inicial, muito influenciada pela mídia, após a visita e se interessam em aprofundar seus conhecimentos com mais informações sobre a questão agrária e fundiária de São Paulo.

Do Itesp

(L.M.)